Comissão nacional do PT discute situação de Rosilene Corrêa no dia 7

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, marcou para a próxima quinta-feira (7/4) uma reunião com membros da Comissão Executiva Nacional para discutir a candidatura da professora Rosilene Corrêa ao Governo do Distrito Federal (GDF). A decisão ocorreu neste sábado (2/4), mesmo dia em que a Câmara de Recursos do partido decidiu anular o nome da dirigente do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF).

Segundo mensagem encaminhada a membros da legenda, a discussão deve ocorrer a partir das 18h. Em pauta está a situação do DF, onde um recurso foi apresentado pelo bloco Unidos pelo PT pedindo que a executiva nacional acompanhe de perto o processo eleitoral em Brasília, e também o calendário eleitoral geral.

Um dos fundadores do PT-DF, o deputado distrital Chico Vigilante espera que a decisão da câmara recursal do partido seja ignorada na comissão nacional. ???Essa comissão recursal não existe estatutariamente e não tem poder extraordinário de tomar uma decisão e dizer que contra tal decisão não cabe recurso???, disse em nota.

Segundo ele, para que seja desautorizada a decisão de um diretório regional, a decisão nacional do PT precisaria se reunir e decidir. ???O que não pode acontecer é de se terceirizar a decisão por meio de uma suposta comissão que, do ponto de vista estatutário e legal, não existe???.

Mais sobre o assunto Janela Indiscreta Comando do PT anula decisão local que indicou Rosilene Corrêa ao GDF Janela Indiscreta PT lança pré-candidatura de diretora do Sinpro-DF ao Palácio do Buriti Anulação de candidatura ocorreu neste sábado O comando nacional do PT anulou, neste sábado, a decisão do diretório regional da sigla no Distrito Federal que definiu o nome de Rosilene Corrêa para disputar o GDF. A determinação foi da Câmara de Recursos do Diretório Nacional do partido.

De acordo com o órgão colegiado, a indicação de Rosilene foi realizada ???em desacordo com as deliberações nacionais???. A nova determinação não impugna a candidatura da sindicalista, mas mantém reconhecidas as duas possibilidades: tanto o nome dela quanto o do ex-deputado federal Geraldo Magela na disputa interna pelo Palácio do Buriti.

Com isso, a câmara recursal acatou o pedido apresentado pelo secretário de Organização do PT-DF, Ricardo Vale, em nome do bloco Unidos pelo PT, e solicitou que a executiva nacional acompanhe de perto o processo eleitoral em Brasília.

???O recurso teve como objetivo proteger a decisão do PT Nacional, de que as táticas estaduais se submetem à tática nacional do partido. Portanto, não se pode atropelar o processo no DF. Ambos, Geraldo Magela e Rosilene Corrêa, têm suas pré-candidaturas reconhecidas, e a tempo teremos a definição oficial, devidamente aprovada pela direção nacional do PT???, explicou Vale, autor do pedido.

O que diz o PT-DF? Procurado, o presidente regional da sigla, Jacy Afonso, disse que a decisão da câmara recursal foi ???equivocada??? e quem deveria tratar sobre o assunto seria a direção nacional petista.

???O diretório do PT já expressou a sua vontade e, entendo eu, o novo encontro do partido vai confirmar o nome da professora Rosilene???, ressaltou.

Também acionada, a professora Rosilene Corrêa reafirmou a disposição de manter o nome para a disputa interna rumo ao Palácio do Buriti.

???Não há divergência, mas também é fato que a maioria do PT no DF faz a opção pelo meu nome. Isso também não muda. A manifestação do diretório nacional, a partir da apresentação de um recurso, não muda essa realidade. Mas não tira de ninguém a possibilidade de continuar com o meu nome ou de apresentar qualquer nome até o momento do encontro do partido???, disse.

O post Comissão nacional do PT discute situação de Rosilene Corrêa no dia 7 apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça as ruas mais “descoladas” do mundo; uma delas é brasileira

Cultura, gastronomia e cidade. É com parâmetros como esses que a Time Out elege anualmente “as ruas mais descoladas” do mundo — em...

Romeu Zema nega fragmentação da direita e faz projeção de 2° turno: “Mais candidatos significa mais votos”

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), negou que a direita esteja “fragmentada” para a disputa...

Irmão de Toffoli deu poderes para advogado da J&F o representar em reuniões do Tayayá

O engenheiro eletricista José Eugênio Dias Toffoli, irmão do ministro do STF, assinou uma procuração em fevereiro de 2025 autorizando o advogado Paulo...