Corregedoria do TJ-BA se reúne com lideranças indígenas e discute disputa de terras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) prossegue realizando visitas regimentais nesta quarta-feira (6) em Itamaraju, no extremo-Sul do estado, com o acompanhamento das atividades nos cartórios judiciais e extrajudiciais. Os trabalhos foram iniciados na última segunda-feira (4), em Belmonte, e prosseguiram nesta terça (5), em Santa Cruz Cabrália, onde foi realizada uma audiência pública. Grupos indígenas participaram do encontro.

 

A demarcação das terras indígenas foi um dos temas abordados na audiência. Ao pedir a palavra, a vice-Cacique de Coroa Vermelha Uwaite Pataxó lembrou dos impasses que envolvem as áreas e dos problemas gerados ao município. No mesmo sentido, a vice-Presidente do Conselho de Cacique, Janete Pataxó Jou, tratou das ocupações em litígio e da dificuldade em se manter nas terras que, segundo ela, são devolutas.

 

Advogados da região também se manifestaram sobre os entraves relativos à regularização fundiária e a situação de atendimento nos fóruns das Comarcas. O corregedor das Comarcas do Interior, desembargador Jatahy Júnior ouviu atentamente os pleitos e salientou a necessidade de a Corregedoria liderar todo o processo. Acompanhando os trabalhos, o Presidente em exercício da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos, e o juiz Auxiliar da Corregedoria, Cássio Miranda.

 

Diversas lideranças e representantes da sociedade civil da Comarca participaram da audiência, realizada no plenário da Câmara de Vereadores, com elogios e sugestões para a melhoria da prestação jurisdicional. O plenário, quase lotado, contou também com a presidente da Câmara, vereadora Rita Soares, vereadores, a presidente da subseção da OAB de Porto Seguro, Fernanda Christianini Salvatore; o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente-Coronel Alexandre Souza; e o comandante Fabrício Carlos Santiago, da 4ª Companhia de Santa Cruz Cabrália.

 

Depois de Itamaraju, as atividades prosseguem na quinta (7) e na sexta-feira (8) com a visita regimental a Guaratinga e Itabela. “Tenho em mente, como um objetivo maior da Corregedoria, orientar e apoiar esses cartórios para prestar um melhor serviço ao cidadão”, afirmou o desembargador Jatahy Júnior, ao final da audiência.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e...

Caravelas está realizando a entrega de 400 óculos para alunos atendidos no projeto oftalmológico de saúde na escola

A entrega dos 400 óculos completa o objetivo do Projeto Nosso Povo, Nossa Riqueza em cuidar da saúde e melhorar a qualidade de vida...