Evento ‘Pedala com a gente’ promove passeio ciclístico em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

WhatsApp Image 2022 04 10 at 09.46.17

Quem passou cedinho pelo bairro dos Barris, em Salvador, no domingo (10), pôde perceber o mar de bicicletas que se concentrava na garagem da sede da Transalvador. Antecipando a celebração ao Dia Internacional do Ciclista – comemorado no dia 15 de abril – o órgão promoveu a primeira edição do passeio ciclístico ???Pedala com a gente???.   

Com capacete, luvas, óculos escuros e suas melhores bicicletas, os 950 ciclistas inscritos no projeto se preparavam para iniciar o passeio reunidos em duplas, grupos de pedal e com membros da família.

csm ednei 528306501a
Ednei Barroso em sua bicicleta adaptada durante o passei ciclístico ‘Pedala com a gente’ (Foto: Paula Fróes/ CORREIO)

Ednei Barroso, de 38 anos, perdeu a mobilidade das pernas há alguns anos, mas nem por isso deixou de fazer o que ama: pedalar. Por causa da paraplegia, ele precisa usar uma bike adaptada que lhe dá a liberdade que busca através do esporte. “A expectativa para hoje está altíssima, devagarinho eu estou colando com o grupo da galera do Uruguai. Eu moro em Plataforma, fui de lá até o Uruguai e agora para cá, e vou até o final do percurso. Para mim, o pedal é a forma que eu encontro de retomar minha liberdade”, conta.

Em grupo, com os Falcões no Pedal, Josenice Silva, 47, sempre participa de eventos ligados à bicicleta porque acredita ser um dos melhores modais de transporte para se locomover em uma cidade. ???Nosso grupo existe há cinco anos e resolvemos nos unir para incentivar e mudar a ideia de que só transporte coletivo ou particular é bom. Nós acreditamos que o pedal é o melhor para a cidade???, comenta Josenice. 

Para participar do percurso de 13 km, contabilizando a saída a partir da sede da Transalvador, com destino ao Farol da Barra, e o retorno aos Barris, os ciclistas receberam kits de lanche e coletes para identificação, assim como uma plaquinha especial para apregoar na bike.

O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, comentou sobre a importância de ações como essa para a promoção do meio de transporte e para garantir a segurança dos ciclistas através da criação de espaços destinados ao tráfego das magrelinhas. 

“Foi uma grande surpresa o tamanho da adesão que tivemos e, ao longo de 10 anos, Salvador tem criado estrutura para isso. Saímos de 30 km de ciclovia em 2013, para 310 km em 2022. A Transalvador, junto com a prefeitura, vem democratizando os espaços públicos que eram muito pensados apenas para os veículos”, destaca o superintendente.  

Além de Passos, compareceu o vereador André Fraga, também envolvido em projetos para fomentar espaços destinados à prática do esporte. ???Uma parte do que as pessoas apontam como receio de andar de bike é a segurança, então esse trabalho realizado pela Transalvador é fundamental para que o ciclista seja respeitado e esteja seguro???, ressalta Fraga.

csm familia a4c91baadf
Mateus, Miranda e Morena Salvador no passeio ciclistico ‘Pedala com a gente’ (Foto: Paula Fróes/ CORREIO)

Mateus e Miranda Salvador estavam presentes com a filha. Com apenas 7 anos, Morena Salvador pedala 50 km com os pais. Eles participavam de um grupo de pedal, mas preferiram sair para seguir o ritmo dela. Agora, estão sempre buscando coletivos de ações como o ???Pedala com a gente??? para integrar a menina. 

???Saímos do grupo, porque a maioria, de homens, começou a querer escorar minha filha, ou seja, enquanto eles pedalam, querem suas esposas em casa cuidando dos filhos, mas eu não aceito isso, onde cabe a mim, cabe minha filha, principalmente no esporte, que é para todos???, conta Miranda.

Para Morena, o esporte é algo que ela não quer deixar de praticar nunca. ???Eu saio um pouco de casa, brinco, faço atividade física e posso andar com os meus pais???, explica porque gosta tanto. Assim como deseja que o esporte seja para todos, Miranda também acha importante participar de causas sociais, por isso, fez questão de levar alimentos a ação beneficente que aconteceu no local.

Além do passeio, como forma de ajudar instituições beneficentes da cidade, os participantes puderam levar 1 kg de alimento não perecível, cujo total arrecadado será doado, pelo ‘Pedala com a gente’, à instituições sociais.

A inscrição para participar foi gratuita e realizada através do site da Transalvador, para pessoas de todas as idades. De acordo com Passos, é possível que a segunda edição do passeio seja planejada para ocorrer ainda este ano.  

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo
 

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Campeão da Copa do Mundo pode faturar R$ 250 milhões; veja premiação do torneio

A Copa do Mundo de 2026 traz uma premiação histórica: US$ 655 milhões distribuídos entre 48 federações, com cada equipe assegurando US$ 9...

Mototaxista morre em acidente com ônibus no Stiep

Resumo: Um mototaxista morreu na manhã desta segunda-feira após se envolver em um acidente com um ônibus do sistema Integra na Avenida Professor...

Fulô de Mandacaru reforça necessidade de reinvenção dos forrozeiros para cativar público mais jovem

Shows de forró ganham cores, ritmos e pirotecnia para atrair o público jovem durante os festejos de...