Plano de Carreira da Guarda Municipal deve ter atraso em apreciação na CMS; entenda

Publicado:

Apesar da promessa da gestão municipal de que o Projeto de Lei sobre o Plano de Carreira da Guarda Municipal de Salvador seria enviado esta semana para apreciação da Câmara de Vereadores (veja aqui), o líder do governo na casa, vereador Paulo Magalhães Jr., acredita que o imbróglio que permeia as Comissões Permanentes da Casa (entenda) pode atrasar ainda mais a análise do texto. 

Ponto sensível na gestão de Bruno Reis, o Plano de Carreira dos agentes já deveria ter sido revisto há um bom tempo. Isso porque a legislação federal estabelece a necessidade de tal texto desde 2016 (veja). No entanto, o texto estava sendo ???aperfeiçoado??? pela gestão, mas agora o impasse é outro. Em meio a crise política entre a Câmara e a Prefeitura, as sessões na Casa não têm ocorrido, e as Comissões, que tem papel essencial no encaminhamento de projetos (entenda), têm andado a passos lentos. 

????? uma demonstração total de desrespeito, não só com a guarda municipal, mas com a cidade. Os guardas municipais que estavam acampados aqui na frente (relembre), e depois de um diálogo, que o projeto seria enviado para a Casa, o secretário está cumprindo o seu papel de mandar o projeto para analisarmos e aprovarmos. Para se ter uma ideia, hoje a tribuna popular seria destinada a Guarda Civil Municipal. Aqueles que teriam sido aprovados estavam inscritos para falar na tribuna popular e não houve tribuna popular???, criticou Paulo Magalhães Jr, lembrando da não realização da sessão de hoje.

E O PROJETO?

Em outra ocasião, o secretário de Gestão, Thiago Dantas, assegurou ao Bahia Notícias que o texto está fechado e revisado, o que deve garantir uma rápida aprovação na Casa Legislativa. No último dia 26 ele declarou que “a perspectiva é fazer este encaminhamento agora”. “?? bom que já é um texto que já vai revisado, e que vai ensejar o mínimo possível de alteração e talvez nada em termos de novas discussões. Tivemos esse tempo para amadurecer e o resultado final ser imediato???, apontou (reveja). 

O desejo da prefeitura é de que o texto começasse a vigorar em primeiro de maio. O fato parece incongruente, já que nesta quarta-feira (4) já se soma três dias desde o início do mês. No entanto, os vereadores tem o poder de aprovar a legislação em caráter retroativo. Quando isto vai ocorrer, não se sabe. 

Na última semana lideranças da CMS disseram apostar no bom senso para que as desavenças políticas ficassem de lado e os projetos de interesse da cidade fossem apreciados com brevidade (relembre). No entanto – e ao que tudo indica -, o sentimento de coleguismo ainda não impera no Paço. 

Pelo menos três textos de peso estão para ser encaminhados à Casa Legislativa. O Plano de Carreira dos Guardas Municipais, a análise dos reajustes em relação a reposição inflacionária e incremento financeiro no auxílio alimentação para os servidores do município além do subsídio para o transporte público.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória perde jogador importante para duelo contra o Fluminense pelo Brasileirão

O Vitória sofreu uma derrota de 2 a 0 para o Fortaleza no último sábado, na Arena Castelão, durante a 23ª rodada do...

Jovem de 20 anos morre em confronto com a Rondesp no interior da Bahia

Um jovem de 20 anos perdeu a vida após um confronto com policiais da Rondesp Meio Oeste em Igaporã, no sudoeste da Bahia....

Ivete Sangalo confirma Bloco Coruja no Carnaval de Salvador em 2026

Ivete Sangalo acalmou os foliões ao confirmar que o Bloco Coruja estará presente no Carnaval de Salvador de 2026. A artista, que havia...