Bolsonaro cresce, mas Lula lidera

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Deborah Hannah Cardoso
Brasília ??? Nova pesquisa do Instituto MDA Pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada ontem, aponta a liderança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. No cenário espontâneo, o petista tem (33,4%), à frente do atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro, que aparece com 27,3%. Os candidatos polarizados são seguidos por Ciro Gomes (3,8%), João Doria (0,9%), André Janones (0,5%), Outros (1,2%), Branco/nulo (5,8%) e Indeciso (27,1%). ?? a primeira pesquisa sem a presença do ex-juiz Sergio Moro.
Já no voto estimulado, Lula aparece com 40,6% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro fica com 32%. Ambos são seguidos por Ciro Gomes (7,1%), João Doria (3,1%), André Janones (2,5%), Simone Tebet (2,3%), Felipe D???Avila (0,3%), Brancos/nulos (5,1%) e indecisos (7,0%).
Outro recorte do levantamento é sobre a avaliação do atual governo federal. A gestão de Jair Bolsonaro é rejeitada por 43,6% e bem avaliada por 30,4%. Já o desempenho pessoal do chefe do Executivo é desaprovado por 58,8% e aprovado por 37,9%.
O novo levantamento não pode ser comparado ao anterior, divulgado em fevereiro, porque o ex-juiz Sergio Moro e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), não aparecem mais na lista de pré-candidatos sondados pela pesquisa. Com os dois na disputa, Lula tinha 42,2% e Bolsonaro, 28%. O instituto também realizou seis simulações de segundo turno. Lula vence em todos os cenários. Já Bolsonaro perderia para Lula e Ciro, mas ganharia de Doria e Tebet.
A pesquisa foi realizada entre 4 e 7 de maio de 2022 e foram entrevistados 2002 eleitores. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O nível de confiança chega a 95,6%,  e o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está sob o protocolo BR-05757/2022.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Violência no Brasil é maior do que em guerra sangrenta no Sudão

Palavras-chave: violência no Brasil, ACLED, Sudão, crise humanitária, homicídios dolosos, segurança pública. Mesmo não sendo oficialmente uma nação em guerra, os níveis de violência...

“Estamos todos exaustos”, diz Carlos após nova cirurgia de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia para hérnia inguinal bilateral e intervenções adicionais para...

Ex-vereador assessor do governo do estado critica Angelo Coronel publicamente e o chama de “traiçoeiro”

O ex-vereador e assessor da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Tiago Ferreira (PT), criticou o senador Angelo Coronel (PSD) em redes sociais, chamando-o...