Com registro definitivo, Largo do Rosário vira patrimônio imaterial de BH

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) o registro definitivo e a área do Largo do Rosário virou oficialmente patrimônio cultural imaterial da capital mineira.

 

Segundo a deliberação, a medida foi tomada pois o espaço é uma clara manifestação cultural de relevante valor histórico, social e cultural para a cidade. Após a publicação, qualquer mudança na área deve ser através de lei, decreto, procedimento administrativo ou outra forma de intervenção, com análise e acompanhamento do CDPCM-BH.

 

Em abril de 2022, CDPCM-BH aprovou o registro provisório do espaço do Largo do Rosário, que é o nome usado para designar a Igreja do Rosário e seu adro, com um cemitério com 60 sepulturas. Construído pela Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, o cemitério entrou em funcionamento em 1811, enquanto a igreja foi inaugurada em 1819, no antigo arraial de Curral del-Rei. 

 

Durante a construção de BH, todos os imóveis que ficavam dentro dos limites da Avenida 17 de Dezembro (atual Avenida do Contorno), incluindoo Largo do Rosário, foram demolidos para dar espaço a novas edificações. 

 

Para substituir a Igreja do Rosário, um templo foi erguido na esquina da Avenida Amazonas com as ruas São Paulo e Tamoios, no Centro da cidade. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia