Na Bahia, Fachin cobra que

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na Bahia, Fachin cobra que 'Poderes' declarem que irão respeitar o resultado das eleições

Foto: Cláudia Cardozo / Bahia Notícias

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, foi enfático ao dizer da necessidade de todos os poderes declararem expressamente seu respeito ao processo eleitoral e ao resultado das eleições deste ano. O magistrado teceu elogios ao respeito demonstrado pelo Legislativo e pelo Judiciário tanto à Constituição Federal quanto ao Código Eleitoral. 

No discurso, proferido no segundo dia do XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados, o juiz  preferiu não citar a deferência do poder Executivo, na figura do presidente Jair Bolsonaro (PL), à legislação. 

Edson Fachin não usou meias palavras e foi direto ao ponto. O ministro reiterou que o quadro normativo e administrativo para o ano eleitoral já está definido e conformado de acordo com o texto constitucional. “Tem sido firme a manifestação do presidente do Senado Federal, que é um exemplo de defesa da democracia, tem sido firme a manifestação do presidente da Câmara dos Deputados em defender o processo eleitoral e a nós, à Justiça Eleitoral,  cabe aplicar as regras definidas e defendidas pelo parlamento. Os poderes Legislativo e Judiciário estão em harmonia com a Constituição e defendem o respeito. ?? necessário que todos os poderes digam, sem subterfugio, que vão respeitar os resultados das urnas das eleições de 2022”, declarou. 

Sem citar nomes, o ministro reiterou a crítica àqueles que insistem em questionar o processo eleitoral brasileiro. Por diversas vezes o presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou em público a efetividade e legitimidade das urnas eletrônicas, sistema adotado para a votação no país.

“A quem imagina que possa subverter a normalidade constitucional, o quadro normativo eleitoral está integralmente estabilizado nos termos e prazos constitucionais. Acabamos de concluir com sucesso no Brasil inteiro  o cadastramento eleitoral. Colocamos em marcha um intenso programa de enfrentamento a desinformação e de prestação de informações corretas. Também adotamos providências necessárias  para segurança tecnológica e cibernética com o objetivo de garantir a paz e segurança do pleito”, disse.

O presidente do TSE lembrou que neste ano o horário das eleições foi uniformizado em todo país, desta forma, todos os estados brasileiros terão encerrado as sessões eleitorais às 17 horas no horário de Brasília.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eventos modificam o trânsito de Salvador neste fim de semana; confira

Salvador terá neste fim de semana uma agenda intensa de eventos que vão desde festivais até procissões e provas esportivas, com alterações no...

Quem era o fundador da Gol que morreu em São Paulo neste sábado (24/1)

Constantino Júnior, fundador da Gol, morre aos 57 anos em São Paulo. O empresário, que liderou a Gol Linhas Aéreas por décadas, morreu...

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

No encerramento do 14º Encontro Nacional do MST, em Salvador, Lula afirmou que a carta da ONU está sendo rasgada e criticou a...