O lugar onde nasceu a cidade de Montreal, na província de Quebec, é patrimônio nacional canadense. Foi ali que o oficial francês Paul de Chomedey de Maisonneuve desembarcou em 17 ou 18 de maio de 1642. Existe uma divergência entre historiadores sobre o dia exato da chegada dos colonizadores nessa região.

De acordo com o Diretório Cultural de Quebec, é certo que, no dia 18, foi celebrada a primeira missa no novo assentamento. O local deu origem a um dos grandes centros metropolitanos do Canadá.
Cerca de dez dias antes, os montrealers, como eram chamados esses colonizadores, deixaram o assentamento em Quebec e empreenderam uma expedição no Rio São Lourenço em direção à ilha que ficava a uma distância aproximada de 260 quilômetros.
Chegando lá, tomaram posse em nome da Société de Notre-Dame Montreal, uma organização religiosa responsável por catequizar os nativos que eram consideravam selvagens. O novo assentamento foi batizado de Ville-Marie. Com o início da colonização francesa, o lugar foi escolhido para a construção de um forte. De acordo com o Diretório de Designações Patrimônio Federal canadense, a área era onde os povos nativos tinham costume de se reunir. A ocupação enfrentou tentativas de retomada desse grupo, os iroqueses.
E, por quase duas décadas, a região não alcançou o progresso esperado pela metrópole. Só por volta de 1660, quando a Nova França passou ao domínio da coroa francesa, a ilha passou a se desenvolver econômica e socialmente.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
Internacional Primeira missa foi celebrada em 18 de maio de 1642 Brasília 18/05/2022 – 10:13 Sheily Noleto/ Renata Batista José Carlos Andrade – Locutor da Rede Nacional de Rádio História Hoje Montreal Canadá quarta-feira, 18 Maio, 2022 – 10:13 111:00

Facebook Comments