Em reunião com Aécio, Tarcísio promete “gestos” ao PSDB em SP

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em meio a negociações políticas para 2026, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sinalizou a intenção de fazer gestos políticos ao PSDB paulista com o objetivo de viabilizar o apoio à sua possível reeleição. A promessa foi apresentada durante encontro com o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, na sexta-feira, 13 de março, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

O encontro reuniu Aécio Neves, o presidente estadual do PSDB paulista, Paulo Serra, o vice-presidente do partido, Vinícius Camarinha (atual prefeito de Marília), além de outras lideranças tucanas. Segundo apuração da coluna, os gestos prometidos por Tarcísio devem facilitar a formação das chapas do PSDB para as disputas à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa de São Paulo.

Historicamente, o PSDB paulista tem vivenciado mudanças significativas, com alterações de filiações nos últimos anos. Esses movimentos são atribuídos, em parte, a ações do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que hoje ocupa a Secretaria de Relações Institucionais do governo Tarcísio. Frente a esse cenário, tucanos veem a possibilidade de um alinhamento que favoreça a reeleição de Tarcísio, mas ressaltam que qualquer apoio precisa de gestos concretos do governador antes de ser oficializado.

Apesar da tendência de aproximação, o PSDB paulista mantém posição de reserva. A direção estadual afirma que o apoio dependerá de sinais práticos vindos de Tarcísio, o que evidencia uma negociação em curso entre o bloco político do governador e o PSDB para consolidar uma base estável para eleições futuras, especialmente na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa.

Abaixo, você confere uma galeria com imagens do encontro, que ilustram a aproximação entre o governador e o PSDB paulista. As imagens estão organizadas em grid com opção de visualização ampliada, para melhor compreensão do momento político descrito.

Além de Aécio, participaram do encontro com Tarcísio o presidente estadual do PSDB paulista, Paulo Serra, e o vice-presidente do partido, Vinícius Camarinha, atual prefeito de Marília. A articulação buscada no Palácio dos Bandeirantes aponta para uma atuação mais coordenada entre PSDB e Republicanos em termos de alinhamentos para o calendário eleitoral local.

A expectativa, segundo interlocutores tucanos, é que os gestos do governador facilitem a organização das chapas da legenda para as disputas na Câmara e na Alesp, o que pode influenciar o cenário de aliança no estado. No entanto, a confirmação oficial do apoio depende de sinais práticos vindos de Tarcísio, o que mantém a negociação em aberto e marca um momento estratégico na política paulista.

Em síntese, o que se desenha é uma relação mais próxima entre o governo estadual e o PSDB de São Paulo, com o objetivo de consolidar um bloco político estável em torno de tendências de reeleição de Tarcísio e de fortalecimento das estruturas partidárias no estado, frente a disputas relevantes no Legislativo.

E você, o que acha dessa aproximação entre Republicanos e PSDB em São Paulo? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre os cenários políticos que moldam o estado.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Endrick usa esparadrapo no dedo e ganha apelido de “último romântico”

Para eu reescrever conforme as regras detalhadas, preciso do texto original completo. Você pode enviar o conteúdo completo (ou o link) que acompanha...

Prévia da inflação perde força pelo 2º mês e fecha junho em 0,41%

Resumo: a prévia da inflação oficial, o IPCA-15 de junho, ficou...

Galípolo: BC explica Pix aos EUA e diz que sistema é “evolução meio natural”

Resumo: o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirma que a tecnologia precisa ser plenamente integrada aos sistemas bancários globais. O Pix é...