O médico e escritor Paulo Niemeyer Filho, de 70 anos, toma posse nesta sexta-feira, na Academia Brasileira de Letras.

O mais novo imortal ganhou assento na cadeira 12, sucedendo o professor e crítico literário Alfredo Bosi, que morreu em abril do ano passado, vítima de covid.
A cerimônia de posse acontece no Petit Trianon, o palacete no Centro do Rio, sede da ABL desde 1923.
Eleito com 25 dos 34 votos possíveis, em novembro do ano passado, Niemeyer Filho é neurocirurgião, autor de livros como O que é ser médico e No labirinto do cérebro. Filho de um dos maiores cirurgiões do país, de quem herdou o nome e a profissão, o novo imortal é sobrinho de outro ícone, sendo que da arquitetura: Oscar Niemeyer.
Carioca, o médico se dedica ao estudo da neurocirurgia desde 1975, quando se graduou pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
?? especialista em cirurgias de tumores cerebrais, aneurismas e um dos pioneiros no Brasil na técnica microcirúrgica para tratamento de nevralgia do trigêmeo.
Foi diretor do Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro e presidente da Sociedade de Neurocirurgia do Estado.
Atualmente, é diretor do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, professor titular da PUC, do Rio de Janeiro, além de ser membro titular da Academia Nacional de Medicina e da Sociedade Norte-Americana Congresso de Cirurgião Neurológico.
Cultura Rio de Janeiro 28/05/2022 – 09:13 Vitória Elizabeth / Beatriz Arcoverde Fabiana Sampaio – Repórter da Rádio Nacional Academia Brasileira de Letras sábado, 28 Maio, 2022 – 09:13 1:33

Facebook Comments