Caso Genivaldo: ONU pede investigação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Caso Genivaldo: ONU pede investigação 'completa e célere' pelas autoridades brasileiras

Foto: Reprodução / Redes Sociais

O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) na América do Sul cobrou, nesta sexta-feira (27), das autoridades brasileiras uma “investigação célere e completa” da morte de Genivaldo de Jesus Santos, morto ao ser asfixiado no fundo de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Umbaúba (SE), na última quarta-feira (25) (veja aqui).

O chefe da representação da ONU afirmou que é fundamental que as investigações cumpram com as normas internacionais de direitos humanos e que os agentes responsáveis sejam levados à Justiça, garantindo reparação aos familiares da vítima.

Genivaldo tinha esquizofrenia e foi colocado em uma “câmara de gás” improvisada no fundo do veículo. De acordo com Jarab, a morte do homem é, em si, “chocante” e “mais uma vez coloca em questão o respeito aos direitos humanos na atuação das polícias no Brasil”.

Ele lembrou casos recentes como o da operação na Vila Cruzeiro, na semana passada, que deixou pelo menos 23 pessoas mortas. “A violência policial desproporcional não vai parar até as autoridades tomarem ações definitivas para combatê-la, como a perseguição e punição efetiva de qualquer violação de direitos humanos cometida por agentes estatais, para evitar a impunidade”, completou o chefe para América do Sul da ONU.

No mesmo dia em que houve o comunicado, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para investigar a morte de Genivaldo. Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) informou que, por se tratar de um crime contra uma pessoa com deficiência, vai acompanhar a atuação das instituições nos desdobramentos e apurações sobre o caso.

A coleta de relatos da família da vítima e uma reunião com a superitendência da PRF em Sergipe devem ser algumas das primeiras medidas a serem tomadas pela procuradoria. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Violência no Brasil é maior do que em guerra sangrenta no Sudão

Palavras-chave: violência no Brasil, ACLED, Sudão, crise humanitária, homicídios dolosos, segurança pública. Mesmo não sendo oficialmente uma nação em guerra, os níveis de violência...

“Estamos todos exaustos”, diz Carlos após nova cirurgia de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia para hérnia inguinal bilateral e intervenções adicionais para...

Ex-vereador assessor do governo do estado critica Angelo Coronel publicamente e o chama de “traiçoeiro”

O ex-vereador e assessor da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Tiago Ferreira (PT), criticou o senador Angelo Coronel (PSD) em redes sociais, chamando-o...