Jequié: Hospital Prado Valadares realiza cirurgia inédita no interior da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, no sudoeste baiano, realizou um feito inédito no interior do estado na última quinta-feira (28), em uma ação 100% financiada pelo SUS. A equipe do hospital realizou uma ureterorrenolitotripsia flexível a laser – um procedimento cirúrgico que usa uma câmera fina e flexível, que é introduzida através da uretra, passa pela bexiga e alcança o rim. 

 

Assim que são identificadas as pedras, introduz-se uma fibra de laser pelo equipamento e os cálculos renais são pulverizados. Como se trata de procedimento endoscópico, não há incisões, evitando danos aos rins. Neste procedimento, a recuperação é bem mais rápida e o paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia.

 

A cirurgia foi realizada pelos urologistas Bruno Meira e Edson D’Ávila em um paciente do sexo masculino. Segundo Meira, a técnica amplia a possibilidade de tratamento para cálculos renais no interior dos rins. “Devido à flexão do aparelho é possível explorar todos os cálculos renais e eliminá-los com energia a laser, permitindo que o paciente fique livre da dor e dos riscos e vá para casa no mesmo dia”, esclareceu o cirurgião.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...