Com um investimento total de R$ 2,4 bilhões, a companhia Ardagh Group anunciou nesta quarta-feira (25/5) a instalação de duas fábricas em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, para produção de embalagens de alumínio e vidro.
Nesta manhã, a multinacional assinou um protocolo de intenções com a prefeitura do município durante evento no Teatro Paschoal Carlos Magno, no Centro. A previsão, segundo a Ardagh, é que 680 postos de trabalho sejam criados na cidade.
Uma das subsidiárias da multinacional que chegará em solo mineiro, a Ardagh Metal Packaging ??? líder na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas ??? terá sua quarta fábrica no Brasil. Presente no país desde 2016, as outras três unidades de produção estão localizadas em Jacareí (SP), Alagoinhas (BA) e em Tampas de Manaus (AM).
As obras terão início no terceiro trimestre deste ano no Bairro Distrito Industrial II, na Zona Norte da cidade, e a estimativa é de que sejam concluídas em 2023, ocupando 130 mil metros quadrados de área construída.
Inicialmente, a fábrica produzirá até três bilhões de latas de alumínio por ano, com duas linhas de produção equipadas. Nesta unidade está prevista a criação 380 empregos.
Segundo o CEO da Ardagh Metal Packaging, Jorge Bannitz, Juiz de Fora foi escolhida estrategicamente para ampliar a presença da empresa na região Sudeste e por ser ???um importante mercado em contínua expansão???.
“?? a quarta cidade mais populosa do estado. Tem localização privilegiada e apresenta toda a infraestrutura necessária para o porte de um empreendimento moderno e ambicioso, como o que estamos anunciando hoje”, inicia.
“Outro aspecto é a viabilidade da construção de um terminal ferroviário neste polo, utilizando a linha ferroviária adjacente. O modal poderá ser utilizado para o recebimento de matérias primas e o transporte de produtos acabados da Ardagh”, complementa Bannitz.
Sustentabilidade
Ainda conforme o CEO Jorge Bannitz, o grupo pretende atingir as metas globais de sustentabilidade e reduzir os impactos ao meio ambiente. Por isso, por meio da economia circular, a planta da Ardagh Metal Packaging será aterro zero, reaproveitando os resíduos, transformando-os em novos produtos, como matéria prima para tintas, tijolos e outros subprodutos, afirma.
Primeira fábrica de embalagens de vidro da multinacional no Brasil
Outro empreendimento que o grupo traz para o município é a Ardagh Glass Packaging ??? uma fornecedora global de embalagens de vidro para empresas nos setores de bebidas, alimentos, farmacêutico e químico. Essa será a primeira fábrica desse segmento de produção da multinacional no Brasil.
As obras terão início no terceiro trimestre de 2022, e a estimativa é de que sejam concluídas em 2024. Nesse sentido, o terreno também está localizado no Bairro Distrito Industrial II, na Zona Norte do município, onde serão construídos aproximadamente 70 mil metros quadrados destinados à produção e ao estoque, com a oferta de 300 postos de trabalho.
A empresa é líder do setor na Europa e nas Américas e opera com 34 instalações de produção de vidro em oito países, empregando mais de 12 mil funcionários.
Comentários Facebook