Rejeição a Bolsonaro cresce com piora na vida do eleitor, mostra pesquisa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Para os eleitores, a situação econômica piorou e a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou, conforme dados da nova edição da Pesquisa Modalmais-Futura sobre as intenções de voto nas eleições de 2022, divulgada nesta quinta-feira (26/5). 
A fatia de entrevistados que disseram que não votariam no atual presidente passou de 43,7% para 44,1%, entre abril e maio, na pesquisa estimulada múltipla, refletindo a percepção de piora na qualidade de vida e a oposição da população contra a privatização da Petrobras. 

Leia: Bolsonaro estará em Minas nesta quinta-feira

Em segundo lugar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta rejeição de 37,7%, acima dos 33,5% registrados em abril. Entre as mulheres, a rejeição a Bolsonaro chega a 49,7%, enquanto o percentual de quem respondeu que não votaria em Lula, ficou em 33,4%.
�??A percepção de que a vida piorou do ano passado até o presente momento é maior que a percepção de melhora. A maioria dos entrevistados (58,5%) são contrários à privatização da Petrobras e acreditam que se ocorrer, o preço do combustível será maior�?�, destacou o levantamento, que aponta 37,6% dos entrevistados reclamando da piora na qualidade de vida. No Nordeste, o percentual contra a privatização da Petrobras é o maior do país, de 65,7%. Apenas 26,6% dos entrevistados afirmaram serem favoráveis à privatização da estatal.
Na tentativa de tentar dar algum sinal ao eleitorado insatisfeito com a alta dos preços dos combustíveis, Bolsoanro trocou o comando do Ministério de Minas e Energia e, em seguida, demitiu o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, a menos de 40 dias no cargo. O novo ministro, Adolfo Sachsida, afirmou que a prioridade de sua gestão será a privatização da companhia.

Lula mantém liderança

O petista mantém a liderança em todos os cenários sobre os demais candidatos e o cenário permanece polarizado, segundo a pesquisa. Em um eventual segundo turno, Lula vence Bolsonaro com 49% dos votos contra 40,8%.
A saída do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) como pré-candidato, conforme o levantamento, �??não apresenta grandes impactos nos resultados, pois, como mostra a pesquisa, Doria possuía, juntamente com outros candidatos da 3ª via, baixa densidade eleitoral�?�. 
E, em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT), há empate técnico entre os candidatos, com placar de 42,2% a 39,8% a favor do chefe do Executivo. 
 
A pesquisa ainda mostra que Ciro é o pré-candidato apontado como a 2ª opção de voto dos eleitores, mas 55% dos eleitores informaram que estão com a escolha consolidada.
De acordo com a estudo, os entrevistados apontam como o que mais preocupa ou dá medo é a �??continuidade do governo�?� e �??a volta do PT�?�.  O principal tema para a população, neste momento do processo eleitoral, é a economia, sendo o combate à fome a prioridade para 21,8% do eleitorado. Em segundo lugar, para 17,2%, a prioridade é melhorar a saúde pública.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pela Futura para o Banco Modal S/A. A amostra contemplou 2.000 entrevistas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 16 e 19 de maio de 2022, por meio de técnica de abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador), respeitando os critérios de aleatoriedade e das proporções populacionais, de sexo, idade e estado de moradia, tendo como unidade respondente eleitores do Brasil. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Justiça rejeita ação de MDB contra Tabata por uso de deepfake em vídeo com Ricardo Nunes

A Justiça Eleitoral rejeitou uma representação do MDB contra a pré-candidata do PSB à Prefeitura de São Paulo, a deputada Tabata Amaral, por veiculação de um vídeo que critica o prefeito Ricardo Nunes (MDB) usando a técnica de deepfake. No começo deste mês, Tabata publicou um vídeo criticando o prefeito de São Paulo. Nele, o

Eduardo Bolsonaro entrega medalha de ‘imbrochável’ para primeiro-ministro da Hungria

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) entregou ao primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, uma moeda apelidada como "a medalha dos 3 Is". O objeto mostra uma imagem centralizada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), onde é possível ler o título "Clube Bolsonaro", seguido de três palavras que o ex-presidente já usou, em diferente ocasiões, ao falar

Prefeito que teve mandato cassado em março por compra de votos é eleito novamente no RS

Em eleições suplementares realizadas neste domingo, 28, Paulo Renato Cortelini (MDB), conhecido como Gambá, foi eleito novamente como prefeito de São Francisco de Assis, no Rio Grande do Sul, após ter o mandato cassado, em 5 de março, por compra de votos nas eleições de 2020. Com 5.490 votos, 53,22% deles, Cortelini venceu o adversário