Codesal fecha maio com 1,2 mil ocorrências atendidas pela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Codesal fecha maio com 1,2 mil ocorrências atendidas pela 'Operação Chuva'

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Com expressivos volumes de chuvas em várias regiões da cidade, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou 1.224 vistorias de imóveis em áreas de risco entre 1º a 31 de maio. As informações foram contabilizadas pelo órgão no balanço divulgado nesta quarta-feira (1).

No último mês, os maiores acumulados foram registrados na Base Naval de Aratu (318 mm), Pirajá (303,5 mm), São Tomé de Paripe (270,6 mm), Ilha de Maré (269,6 mm), Rio Sena (268,9 mm), Itacaranha (267,2 mm), Pituba/Parque da Cidade (256,8 mm), Matatu (253,8 mm), Centro (250,5 mm) e Capelinha/Vila Picasso (249,4 mm).

O número de chamados é um pouco menor do que o registrado pela prefeitura em abril, quando 1.565 vistorias foram realizadas.

Em maio, o acumulado de chuvas contabilizado pela estação pluviométrica de referência, em Ondina, foi de 190,4 mm, 37% a menos do que a média histórica para o período, que é de 302,2 mm. Estas informações estão presentes no balanço parcial da Operação Chuva 2022, divulgado nesta quarta-feira (1), referente ao segundo mês da atividade.

Entre as vistorias realizadas, as ocorrências mais frequentes foram ameaça de deslizamento (275), ameaça de desabamento (250), orientação técnica (132), alagamento de imóvel (113) e deslizamento de terra (83).

ATIVIDADES PREVENTIVAS
O órgão tem realizado atividades preventivas e educativas em áreas de risco, com a instalação de Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), Nupdec Mirim, Programa Defesa Civil nas Escolas e a realização de simulados de evacuação nas comunidades.

Em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), aplicou preventivamente 22.368m² de lona plástica em 134 áreas para impermeabilização de terrenos de encostas. Além da colocação de lona, as equipes da Limpurb realizaram serviços de capinação, roçagem, retirada de entulho, remoção de terra, lixo e limpeza de valetas. A manutenção da rede de micro e macrodrenagem, realizadas pela Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), também integra o escopo de ações contínuas.

Já o setor de Atendimento a Comunidades em Áreas de Risco da Codesal recebeu demandas de 592 pessoas pleiteando benefícios eventuais, como auxílio-moradia e auxílio-emergência, encaminhadas para a Secretaria Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer, Salvador (Sempre).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Athletico-PR x Santos: onde assistir ao vivo, horário e transmissão

Athletico-PR e Santos se enfrentam nesta quarta-feira (11), às 19h, na Arena da Baixada, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto promete...

Tom da folia: Mais de 30 canções concorrem ao título de Música do Carnaval em 2026

O Carnaval de Salvador continua a ser uma mescla de ritmos e sons, e, ao final da folia, surge a disputa pela “música...

Atleta é eliminado após usar capacete em homenagem a ucranianos mortos na guerra

O atleta ucraniano Vladislav Heraskevych, do skeleton, foi desclassificado dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Corteina 2026 pelo COI. A decisão ocorreu após...