Bolsonaro participa de motociata nos EUA na manhã deste sábado (11/6)

A agenda do presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos, na manhã deste sábado (11/6), inclui a realização de uma motociata em Orlando, na Flórida. A partir das 11h, no horário local, ele se encontra com a comunidade brasileira na cidade, quando começará a motociata.

Bolsonaro já promoveu eventos semelhantes pelo Brasil, mas esse é o primeiro em terras estrangeiras – alguns apoiadores já coordenaram motociatas em apoio ao presidente em Miami, porém sem que ele estivesse presente.

A motociata representa um desafio para a segurança de Bolsonaro, e o Itamaraty cuida das relações diplomáticas. Quem informa é a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo. 

Conforme a jornalista, o Itamaraty tem costume de integrar a organização e montagem de agendas bilaterais com chefes de Estado, conferências, cúpulas e visitas a empresas e a instituições governamentais. Mas eventos não oficiais com apoiadores são uma situação em particular. Há uma certa dificuldade para a diplomacia brasileira e para oficiais americanos de garantir a segurança de Bolsonaro e seus auxiliares.

O presidente brasileiro também vai à cerimônia de inauguração do vice-consulado do Brasil em Orlando, e participa de uma reunião com os prefeitos de Orlando, Buddy Dyer, e de Miami, Francis Suarez. No fim do dia, retorna a Brasília.

Bolsonaro está no Estados Unidos desde quarta-feira (8/6) para a 9ª Cúpula das Américas, em Los Angeles. Na ocasião, além de se dirigir para a comunidade internacional, que o critica quanto a medidas na área ambiental, também falou para seus eleitores, defendendo liberdades individuais. O desaparecimento do jornalista britânico Dom Phillips e o indigenista brasileiro Bruno Pereira também foi tema de suas declarações. A situação com os dois tem tido repercussão negativa para a imagem do governo.

Nas atividades nos Estados Unidos, Bolsonaro ainda se reuniu com o presidente norte-americano Joe Biden, com quem tratou de assuntos como a guerra entre Rússia e Ucrânia, por exemplo, elogiando sua sinceridade e vontade em resolver problemas como esse que, nas palavras de Bolsonaro, “fogem, obviamente, da responsabilidade de cada um de nós”.

 Em declaração em live semanal, o presidente brasileiro chegou a trocar o nome de Biden pelo do ex-presidente americano Donald Trump, pelo que se corrigiu.

ARTIGOS RELACIONADOS

Famílias detalham as marcas que o feminicídio deixa nos filhos das vítimas

Feminicídio no Distrito Federal expõe feridas que vão além da tragédia individual, tocando famílias inteiras que precisam seguir adiante com carinho, apoio público...

Calor intenso: Alemanha bate recorde e registra 41,3 °C

Resumo curto: O verão elevou as temperaturas na Europa, com a Alemanha marcando 41,3 °C em Saarbrücken nesta sexta-feira, superando o recorde anterior...

PT critica carta de Rubio a Flávio Bolsonaro e acusa pré-candidato de “traição” ao Brasil

Éden Valadares, secretário Nacional de Comunicação do PT, criticou nesta sexta-feira a reação do pré-candidato Flávio Bolsonaro à carta de Marco Rubio, que...