Na

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Mineirão tem sido a casa do Cruzeiro desde 1965, ano de sua fundação
foto: Staff Images

Mineirão tem sido a casa do Cruzeiro desde 1965, ano de sua fundação

Apesar de ser a casa do Cruzeiro há mais de cinquenta anos, o Mineirão foi um dos grandes pontos fracos do time celeste nas últimas edições da Série B do Campeonato Brasileiro. A Raposa teve apenas 45,2% de aproveitamento no estádio em 2020 e 46,6% em 2021. 

Neste ano, a realidade é completamente diferente. Com Paulo Pezzolano no comando técnico, o desempenho da equipe estrelada dentro de seus domínios aumentou muito. O Cruzeiro venceu os quatro jogos que disputou no Mineirão nesta Segundona. 

As vitórias vieram diante de Brusque (1 a 0), Londrina (1 a 0), Sampaio Corrêa (2 a 0) e CRB (2 a 0). Contra a Ponte Preta, nesta quinta-feira (16), às 16h, o time fará sua quinta partida no Gigante da Pampulha. 

O Cruzeiro também venceu o Grêmio (1 a 0) como mandante, mas o jogo foi disputado no Independência. Além dos mineiros, a única equipe com 100% de aproveitamento em casa na Série B é o Bahia, que ganhou as seis partidas que disputou na Fonte Nova. 

Desempenho do Cruzeiro jogando no Mineirão pela Série B:

  • 2020: cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas em 14 partidas – 45,2% de aproveitamento  
  • 2021: três vitórias, cinco empates e duas derrotas em dez partidas – 46,6% de aproveitamento  
  • 2022: quatro vitórias em quatro partidas – 100% de aproveitamento 

Números gerais do Cruzeiro no Mineirão nos últimos três anos:

  • 2020: dez vitórias, cinco empates e sete derrotas em 22 partidas –  53% de aproveitamento 
  • 2021: sete vitórias, seis empates e quatro derrotas em 17 partidas – 52,9% de aproveitamento
  • 2022: oito vitórias e três derrotas em 11 partidas – 72,7% de aproveitamento 

Aproveitamento no Mineirão em temporadas vitoriosas 

A efeito de comparação, podemos analisar os números do Cruzeiro no Mineirão em suas principais temporadas da última década. Em 2013, quando foi tricampeão brasileiro, o time celeste disputou 26 jogos no estádio. 

Naquele ano, a equipe comandada por Marcelo Oliveira obteve 23 vitórias, um empate e apenas duas derrotas no Mineirão. Um incrível aproveitamento de 89,7%.

Na temporada seguinte, quando venceu o Campeonato Mineiro e foi tetracampeão nacional, o Cruzeiro conquistou 81,3% dos pontos que disputou no Gigante da Pampulha – 26 vitórias, cinco empates e três derrotas em 34 jogos. 

Já em 2017, ano do pentacampeonato celeste na Copa do Brasil, a Raposa teve 70,1% de aproveitamento nas 38 partidas que disputou no Mineirão. O time treinado por Mano Menezes venceu 23 jogos, empatou 11 e perdeu quatro. 

Em 2018, quando foi hexacampeão da Copa do Brasil e venceu também o Campeonato Mineiro, o desempenho da equipe como mandante baixou para 66,6% – 22 vitórias, oito empates e sete derrotas em 37 jogos. 


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Intermunicipal começa domingo com jogo isolado; Porto e Eunápolis de fora

Quatro seleções representarão o extremo sul baiano no Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues Gomes, que começa no próximo domingo (038), com jogo isolado na cidade...

Jequié recebe dois jogos seguidos pela Copa do Brasil pela primeira vez na história

Pela primeira vez em sua história, a cidade de Jequié participa da Copa do Brasil,  e em dose dupla. Esta semana, dois jogos decisivos...

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...