Grupos de hackers russos reforçam ciberespionagem aos aliados da Ucrânia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Grupos de hackers apoiados pelo governo russo realizaram recentemente várias operações de ciberespionagem contra países aliados da Ucrânia, revelou um relatório da Microsoft, divulgado nesta quarta-feira.

“Os aspectos cibernéticos da guerra atual vão muito além da Ucrânia e refletem a natureza única do ciberespaço”, afirmou o presidente da Microsoft, Brad Smith, citado pela agência Reuters.

Investigadores já teriam traçado vários ciberataques destrutivos em entidades ucranianas por parte de grupos de hackers apoiados pelo governo russo desde o início do conflito. Agora, descobriram que outras 128 organizações em 42 países também foram alvo dos mesmos grupos em atos de espionagem, apontou o documento.

Muitos dos ataques foram dirigidos aos Estados Unidos da América, assim como a vários países da OTAN, a aliança militar que tem oferecido apoio à Ucrânia face à guerra com a Rússia.

Entre eles estão a Polônia, a Letônia, a Lituânia, a Dinamarca, e a Noruega, assim como a Finlândia e a Suécia, que recentemente manifestaram a sua vontade de aderir à NATO.

“Os alvos pareciam ser principalmente governos, embora também incluíssem grupos de reflexão, grupos humanitários e fornecedores de infraestruturas indispensáveis”, indicou o relatório.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Problema no SLS pode adiar a missão Artemis 2, diz administrador da NASA

Siga o Olhar Digital no Google Discover A NASA anunciou na manhã deste sábado (21) que se prepara para retirar o Space Launch System...

Foi criado um material quântico em que a eletricidade flui sem perder energia na forma de calor pela primeira vez na história

Siga o Olhar Digital no Google Discover A descoberta de um novo material quântico sem perda de energia promete revolucionar a maneira como lidamos...

Google vs. Nvidia: a estratégia bilionária para dominar os chips de IA

Inteligência Artificial A gigante das buscas quer transformar seus próprios processadores em uma alternativa real...