Petrobras: comitê aprova Caio Paes de Andrade à presidência

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O nome de Caio Paes de Andrade, indicado do Planalto para a presidência da Petrobras, foi aprovado, nesta sexta-feira (24/6), pelo Comitê de Elegibilidade. Andrade vai substituir José Mauro Ferreira Coelho, que pediu demissão na segunda-feira (20/6). Coelho vinha sofrendo pressão do governo e de aliados por conta da alta dos preços dos combustíveis.

 

Leia também:  Presidente da Petrobras é demitido após 40 dias no cargo 

 

A indicação agora será deliberada pelo Conselho de Administração, na segunda-feira (27/6), segundo informou a estatal em nota. Sendo aprovado no colegiado, Andrade pode assumir a presidência. As análises ocorrem com base nas regras de governança da companhia e na legislação aplicável.

 

Andrade, que é secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no último dia 9. Além da indicação para o comando da estatal, o Planalto listou outros nomes para o conselho da empresa. Todos ainda precisam passar pelo crivo da assembleia de acionistas da estatal.

 

Leia também: Troca de comando na Petrobras dificilmente levaria a nova política de preços, dizem analistas  

 

Coelho pretendia permanecer no cargo até que todos os trâmites burocráticos da sucessão fossem cumpridos, mas acabou renunciando nesta semana, após forte pressão política do Palácio do Planalto e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

 

Até o fim dos trâmites legais para a aprovação de Andrade, a presidência da estatal é ocupada interinamente pelo atual diretor de Exploração e Produção da companhia, Fernando Borges. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas no Natal devem movimentar R$ 85 bi na economia brasileira, mostra pesquisa

As vendas no varejo brasileiro para o Natal de 2025 devem gerar um impacto de R$ 84,9 bilhões na economia. Essa informação é...

Inflação do aluguel cai 0,11% em 12 meses, primeiro recuo desde maio de 2024

A inflação do aluguel, medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), apresentou uma queda de 0,11% no acumulado de 12 meses,...

Brasil criou mais de 85 mil vagas em outubro, aponta Caged

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou nesta quinta-feira (27) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês...