Espanha aprova lei de apoio a transexuais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Conselho de Ministros espanhol aprovou, esta segunda-feira (27), a ‘Lei Trans’. A lei em causa defende dois princípios básicos. São eles: a autodeterminação do gênero e despatologização da transexualidade.

“Finalmente, cumprindo o compromisso que tínhamos com os LGTBI”, disse a Ministra da Igualdade, Irene Montero, na coletiva de imprensa que se seguiu após um segundo turno de votações sobre o assunto. A ministra acrescenta que esta é mais uma oportunidade “de felicidade para todas as pessoas”.

“[Esta lei faz da Espanha] Um país melhor, mais livre e democrático onde todas, todos e todes podemos sentir-nos muito orgulhosos” acrescenta.

A lei é aprovada apenas um ano após o projeto de lei ter chegado a La Moncloa e na semana que marca o início do Orgulho LGTBI, cujo dia é comemorado amanhã, 28 de Junho.

O documento reconhece a autodeterminação do gênero, ou seja, a mudança de sexo no Registo Civil sem a necessidade de um relatório médico ou psiquiátrico ou de tratamento hormonal médico.

Na Espanha, os jovens entre os 16 e os 18 anos poderão dirigir-se ao registro e terão o seu direito à autodeterminação, reconhecido da mesma forma que os maiores de 18 anos. Entre os 14 e os 16 anos, necessitarão de autorização, entre os 12 e os 14 anos esta poderá ser feita através de jurisdição voluntária e os menores de 12 anos poderão alterar o seu nome no Cartão de Cidadão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arco do Triunfo é alvo de tentativa de ataque terrorista, diz Macron

O Arco do Triunfo, um dos principais pontos turísticos de Paris, foi alvo de um atentado com faca durante a Cerimônia de Reacendimento...

Brasileira é condenada nos EUA a 10 anos de prisão em caso de duplo homicídio

Meta: Juliana Peres Magalhães, babá brasileira, foi condenada a 10 anos de prisão nos EUA por participação no caso de duplo homicídio ocorrido...

Oposição faz primeira manifestação na Venezuela após queda de Maduro

Milhares de opositores saíram às ruas de Caracas nesta quinta-feira, 12, na primeira manifestação desde a queda do ditador Nicolás Maduro em uma...