Copa de Futebol Feminino Loreta Valadares começa no próximo domingo, em Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Copa de Futebol Feminino Loreta Valadares começará no próximo domingo (3), em Salvador. Realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a competição reunirá mais de 400 atletas entre os dias 3 de julho e 20 de agosto na capital baiana. 
 
Serão 20 equipes dos municípios de Camaçari, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas e Salvador, competindo nas categorias Sub-17 e Adulto. 
 
As partidas serão disputadas aos sábados e domingos (manhã e tarde) até agosto, no estádio de Pituaçu, com apoio técnico da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O certame possui um investimento de aproximadamente R$ 178 mil, fruto de convênio com o Ministério da Cidadania.
 
Feminista e ativista política que lutou contra a ditadura militar instalada no Brasil em 1964, Loreta Kiefer Valadares nasceu em Porto Alegre (RS), em 1943, e mudou-se com a família para Salvador quando tinha seis anos. 
 
Na ditadura, foi presa política e exilada, retornando ao Brasil em 1980, momento em que se tornou professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, cargo ocupado até sua aposentadoria.
 
A professora e militante Loreta faleceu em 2004, após uma árdua luta de séria cardiopatia adquirida em decorrência da tortura sofrida à época do regime militar. Mas, como legado de sua trajetória de 61 anos de existência, deixou uma importante contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acevedo enfatiza foco do Bahia em garantir fase de grupos da Libertadores: “Uma final para gente”

1) Bahia precisa vencer o Fluminense, no Maracanã, para confirmar vaga direta na Libertadores de 2026. Se não vencer, dependerá de uma combinação...

Professor de Laje morre após acidente na BR-101 em Santo Antônio de Jesus

1) Um homem identificado como André morreu na tarde desta sexta-feira (5) após se envolver em um acidente de trânsito na BR-101, no...

Mulher é presa suspeita de manter abrigo irregular e reter cartões de idosos em Eunápolis

Uma mulher de 56 anos, responsável por um abrigo irregular localizado no bairro Pequi, em Eunápolis, foi presa em flagrante durante uma fiscalização...