Caravelas estampa a coleta seletiva de materiais recicláveis como vitrine do trabalho ambiental realizado no município

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A destinação correta dos resíduos sólidos urbanos é mais uma ação de sucesso, compartilhada através do Programa Municipal de Educação Ambiental, com várias atividades comemorativas da semana nacional do meio ambiente.

Além de exercer e fomentar a consciência ambiental, contribuindo para preservar remanescentes da fauna e da flora da Mata Atlântica, a coleta seletiva está impulsionando a reutilização (na produção de vassouras pet) e o reaproveitamento (na confecção de sabão, com restos de óleo).

Alunos de escolas publicas colocando a mao na terra para produzir mudas de especies da Mata Atlantica scaled
Alunos de escolas públicas colocando a mão na terra para produzir mudas de espécies da Mata Atlântica

Prestes a completar dois anos de implantação, a coleta seletiva em Caravelas já retirou mais de 120 toneladas de lixo do meio ambiente. Um número significativo de material, que levaria muitos anos para se decompor e que, ao contrário de ser um problema para a grande maioria dos municípios país à fora, está se transformando em fonte de renda, em uso sustentável e enchendo de orgulho o povo caravelense.

Usina de Triagem e Compostagem de Residuos Solidos Urbanos de Caravelas scaled
Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos de Caravelas

Foi, justamente, esse trabalho, realizado no dia-a-dia, que foi apresentado nesta quinta-feira (02) para alunos das redes públicas estadual e municipal, estudantes universitários, jornalistas, vereadores, empresas de consultoria e muitos outros admiradores do trabalho ambiental realizado em Caravelas.

O evento ainda contou com a presença do Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho; do Vice-Prefeito, Doutor Adauto; de secretários municipais; do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilmar de Souza, e dos vereadores, Marcelo Sangue B, Alencar, Jair dos Mariscos, Borê e Adalírio, além da CMontovaneli Solução Ambiental, Consórcio Construir, Vb Ambiental, ICMBio e Wilzilene Gonçalves (Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose S/A), dentre outros.

Participantes do evento de apresentacao do processo de coleta seletiva de Caravelas
Participantes do evento de apresentação do processo de coleta seletiva de Caravelas

Os convidados conheceram de perto todo o processo de coleta, realizado com a passagem de um caminhão exclusivo na seleção de material reciclável, em diferentes dias da semana, pelas ruas de Caravelas, Ponta de Areia e Barra de Caravelas.

Tudo que é recolhido nesse trajeto é levado para a usina, onde passa pela triagem e compostagem, numa parceria mantida entre a Prefeitura de Caravelas e a Associação de Moradores, Marisqueiros, Pescadores, Extrativistas e Catadores de Ponta de Areia (AMMPECPA).

Aniela Moretti Manso scaled
Aniela Moretti Manso

O funcionamento de toda essa engrenagem surpreendeu a professora do Colégio Polivalente de Caravelas, Aniela Moretti Manso. “Estou impressionada com tudo o que está acontecendo em Caravelas, com a transformação e com o exemplo de sustentabilidade ambiental para o resto do país”, falou.

Edineia Franca scaled
Edinéia França

Para a Secretária de Meio Ambiente, Edinéia França, “O pioneirismo de Caravelas se deve à elevada cultura ambiental da população e do trabalho de muitos multiplicadores no processo de preservação do meio ambiente”, destacou.

Plantio de mudas de arvores nativas da Mata Atlantica scaled
Prefeito de Caravelas realizando o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica

Idealizador desse projeto, ainda quando era secretário municipal de planejamento, por volta do ano 2004, o atual prefeito de Caravelas se emocionou. “�? uma satisfação ver que uma ideia nossa, um sonho antigo se tornando realidade e mudando a vida das pessoas”, disse emocionado.

[ngg src=”galleries” ids=”31″ display=”basic_thumbnail” thumbnail_crop=”0″]

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Reinauguração do PSF Bentizia Conceição Florêncio marca um novo capítulo na saúde pública de Rancho Alegre

O dia 19 de abril de 2024 será lembrado como mais um marco da gestão do atual prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, ao entregar a unidade de saúde da comunidade, o PSF 005 completamente revitalizado. O evento foi motivo de muito orgulho e satisfação...

Confira a programação da festa dos 169 anos de emancipação política de Caravelas

Tradição, cultura, esporte, shows e religião marcam a comemoração dos 169 anos de emancipação política de Caravelas. A festa realizada pela gestão municipal terá quatro dias de atividades comemorativas, se estendendo deste sábado (20) até a terça-feira (23). A abertura dos festejos comemorativos acontece na...

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...