Após dois anos sem desfile, o Dia da Independência da Bahia voltará a ser comemorado do jeito tradicional, com a participação dos soteropolitanos no desfile dos carros do caboclo e da cabocla, que simbolizam a luta e resistência dos povos. A partir do tema ???A construção da nossa história???, a edição de 2022 busca enaltecer o protagonismo dos baianos e baianas na conquista da independência do Brasil no estado.
???O povo adora a festa e estava com saudades. Pensamos em uma programação original e que funcione como abertura para a celebração dos 200 anos da Independência da Bahia, que acontece em 2023. O 2 de julho precisa da rua e do povo para ser comemorado e reverenciado. Muita alegria com essa volta à normalidade e a ocupação de nosso território???, afirma Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão municipal à frente do evento.
Para o retorno como manda a tradição, a FGM preparou cinco dias de programações. O início será na quinta-feira (30) com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira. A expectativa é que a chama chegue a Salvador, no Largo de Pirajá, no dia seguinte, por volta das 16h. Já na sexta-feira (1º), acontece a celebração do Te Deum, às 09h, na Igreja Rosário dos Pretos. A reza em ação de graças é realizada desde a expulsão das tropas de Salvador, que definiu o dia da independência do estado.
A alvorada com a tradicional queima de fogos, no Largo da Lapinha, que marca a preparação do Cortejo Cívico, será no sábado (02), às 6h. Na sequência, estão previstos o hasteamento das bandeiras e a deposição de flores no monumento do General Labatut. ??s 8h30, a primeira parte do Cortejo é iniciada em direção à Praça Thomé de Souza, com homenagens aos heróis da independência pelo Convento da Soledade, Ordem Terceira do Carmo e Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
O campeão olímpico de boxe, Hebert Conceição acenderá a pira do Fogo Simbólico, na segunda parte da caminhada, às 14h. O momento será acompanhado pelo hasteamento das bandeiras, a deposição de flores no Monumento ao 2 de Julho e a execução do hinonacional e do Estado da Bahia. Além da programação cívica, ainda estão previstas algumas atrações culturais dentro das celebrações.
Expectativa
Nunca, em 198 anos de história, a Bahia havia deixado de comemorar sua independência como pede a tradição. O marco foi quebrado pela pandemia do coronavírus, que obrigou a suspensão da festa por dois anos. Por isso, apesar da boa expectativa para o retorno da festividade e do desfile, os moradores da região da Lapinha ainda não voltaram a enfeitar as fachadas da casa como de costume. No local, apenas uma residência já recebeu a decoração.
O imóvel que abriga o lar de idosos de Marize Meneses Oliveira, 63, não deixou de ser enfeitado nem durante a pandemia. Para ela, é uma questão de atender a “algo que vem do coração”, diz. O local funciona há 23 anos, dos quais 10 ela está à frente, desde o falecimento do seu marido, que a incentivou a abrir o espaço. Antes, quem administrava era ele.
A decoração deste ano está pronta desde o dia 21 de julho. Ela aproveitou as folhas dos pés de bananeiras que cultiva no quintal para fazer a ornamentação. Na fachada, há folhas nas laterais e no teto. ???Eu faço desde 2014. Por ser um abrigo, eu achei que seria importante para empolgar os idosos a virem para a janela assistir o desfile??? conta Marize. O que começou com uma forma de alegrar outras pessoas, a fez duas vezes vencedora do concurso de fachadas organizado pela FGM, em 2014 e em 2015. Este ano, ele não acontecerá, mas nem por isso Marize abandonou a tradição.
Já na casa de Taiguara Santo, 52 anos, mesmo sem decoração, todos estão animados para a volta da festividade. “Antigamente isso aqui já estaria tudo decorado, Lapinha, Soledade??? ?? que o tempo que ficamos sem a festa deu uma esfriada. Mas a tradição de acompanhar a celebração e o desfile ainda está muito viva. Quero ver o desfile e a cerimônia acontecendo, viver isso de novo”, diz Taiguara, morador da Lapinha há 30 anos.
Para Luis Eduardo Santana, 43, que mora na Ladeira da Soledade há 25 anos, a expectativa é a mesma. ???Vou subir com a cervejinha para comemorar a volta do desfile. ?? algo que a gente sente falta, porque fazemos há muitos anos. Vivia isso com meus pais e continuo até hoje???, conta Eduardo.
Luciene dos Santos e sua família já viram muitos desfiles de Independência da Bahia da banca de lanches que têm e está há 60 anos ao lado do Pavilhão 2 de julho, de onde saem o Caboclo e a Cabocla, símbolos da data. ???Esse ano vai ser um show. A empolgação está lá em cima. Ninguém aguentava mais, então a comemoração vai ser boa???, espera a comerciante.
Além do que foi planejado pela prefeitura, a celebração da Independência da Bahia ainda contará com shows no Parque de Exposições, programados pelo governo do Estado. A abertura será realizada no dia 30, com apresentações de nomes como Juliette, a banda Calcinha Preta e Adelmario Coelho.
Serão três dias de festa. No dia 1 de julho tocarão Thiago Aquino, Simone e Simaria, Saia Rodada, entre outros. Para fechar a festa, no dia 2 de julho, Luan Santana, Carlinho Brown, Daniela Mercury e outras sete atrações subirão no palco do Parque.
PROGRAMA????O OFICIAL
30 de junho
07h30 ??? Saída do Fogo Simbólico de Cachoeira para Pirajá, em Salvador
1º de julho
Turno matutino
09h00 – Celebração do TE DEUM na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Salvador.
Turno vespertino
16h00 ??? Chegada do Fogo Simbólico ??? Largo de Pirajá, hasteamento das bandeiras e colocação de flores no túmulo do General Labatut
17h00 ??? Encerramento da Solenidade
2 de julho
Turno matutino
06h00 ??? Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha.
07h00 ??? Organização do Cortejo Cívico.
08h ??? Hasteamento das bandeiras
08h10 – Colocação de Flores no monumento ao General Labatut e entrega dos Carros Emblemáticos
08h30 ??? Início do Cortejo Cívico.
Homenagem aos Heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade
Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da Instituição.
Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à Igreja.
11h ??? Recolhimento dos Carros Emblemáticos dos Caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.
Turno vespertino
14h15 ??? Organização do Cortejo Cívico.
14h45 ??? Início do Cortejo Cívico.
15h15 ??? Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval
16h ??? Chegada dos Carros Emblemáticos e das Autoridades ao Campo Grande.
PROGRAMA????O CULTURAL
1º de julho
14h ??? Visita Guiada ao acervo da Casa
15h ??? Encenação Museu Vivo na Cidade ??? A Heroína da Independência
Local: Casa do Benin
2 de julho
09h ??? Museu Vivo na Cidade ??? Heróis da Independência saúdam o Caboclo e a Cabocla, na sacada da Casa do Benin
Local: Casa do Benin
12h às 17h ??? Culinária Musical ??? gastronomia com afrochef Jorge Washington, Atração musical: Sinho Bernardo com participação de Denise Correia, Performance poética: Jocelia Fonseca e encenação do Museu Vivo na Cidade.
Local: Casa do Benin
17h30 às 21h30 ??? XXXI Encontro de Filarmônicas ??? Regência: Maestro Fred Dantas
Local: Campo Grande
3 de julho
17h às 19h ??? Show de Gerônimo em homenagem ao 2 de Julho
Local: Campo Grande
19h às 21h30 ??? Baile da Independência ??? com a Orquestra do Maestro Fred Dantas.
Local: Campo Grande
5 de julho
18h30 ??? Volta dos Carros Emblemáticos. Participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, Fanfarras e Grupos Culturais.
Local: Campo Grande – Lapinha
PARQUE DE EXPOSI????ES
30 de junho (quinta-feira) – abertura dos portões às 17h
Banda Pirilampo abre programação às 18h
Solange Almeida
Parangolé
Adelmario Coelho
Geraldo Azevedo
Juliette
Bruno e Denner
Calcinha Preta
1º de julho (sexta-feira) – abertura dos portões às 18h
Papazzoni abre programação às 19h
Jeane Lima
Lincon
Simone e Simaria
Saia Rodada
Thiago Aquino
2 de julho (sábado) – abertura dos portões às 14h
Filipe Escandurras abre programação às 15h30
Psirico
Flávio José
Luan Santana
Carlinho Brown
Daniela Mercury
Murilo Ruff
Seu Maxixe
Estakazero
*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo
Comentários Facebook