Um morador de Ouro Preto, no Campo das Vertentes, é alvo de investigação da Polícia Federal (PF) por fraude no Auxílio Emergencial. O homem é suspeito de receber ao menos 18 benefícios, causando um prejuízo de R$10.800 aos cofres públicos, somente no primeiro semestre de 2020.
Segundo a corporação, é possível que este valor esteja subdimensionado em relação ao total de fraudes, já que os dados relativos ao segundo semestre de 2020 e aos anos de 2021 e 2022 ainda estão sob análise da perícia.
O mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça Federal em Divinópolis e cumprido nesta terça-feira (14/6). A operação faz parte das ações da PF de combate às fraudes do Auxílio Emergencial – programa criado pela União nos primeiros meses da pandemia de COVID-19, que garantiu renda mínima a pessoas vulneráveis.
As informações iniciais são da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial ??? BNFAE, mantida pela Coordenação Geral de Polícia Fazendária da PF ??? CGPFAZ, que reúne dados de irregularidades referentes ao pagamento fraudulento do auxílio, após terem sido analisados e confirmados pela Caixa Econômica Federal.
Fraudes no Auxílio Emergencial
Em maio, uma mulher foi alvo de uma operação similar. Moradora de Córrego Fundo, Região Centro-Oeste de Minas Gerais, ela é suspeita de receber 96 auxílios emergenciais. Em abril, a PF investigou uma família de Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce, que teria recebido 18 contas do Auxílio.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais
Comentários Facebook