O futuro da 3ª via nas eleições 2022 está nas mãos do MDB gaúcho; entenda

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A bússola da terceira via já apontou para rotas do Sudeste, que se mostraram inviáveis, indicou mares impossíveis de navegar ao Nordeste e, agora, começa a estabilizar a agulha no rumo Sul. �? para as altas latitudes brasileiras que se voltam as atenções dos comandantes do autodenominado centro democrático.

A quatro meses da eleição presidencial, coube ao MDB gaúcho a responsabilidade de definir se a nau da pré-candidata à Presidência da República Simone Tebet (MS) será a capitânia de uma grande esquadra centrista ou se navegará sozinha.

Nenhum outro estado tem o poder de decretar o sucesso ou a morte da tríplice aliança (MDB, PSDB e Cidadania) como o Rio Grande do Sul. O acordo vem sendo costurado pelo presidente do MDB estadual, Fábio Branco, pelo pré-candidato ao governo local, deputado estadual Gabriel Souza, e envolve o ex-governador Eduardo Leite, do PSDB, e a ex-senadora Ana Amélia, do PSD.

Leia: Janones se coloca como opção de terceira via contra a polarização

Não é uma costura simples, depende do aval de uma ala emedebista pró-candidatura própria e da disposição de Leite de se candidatar a mais um mandato de governador. Gabriel Souza, por sua vez, teria de abdicar da pré-candidatura para dar lugar ao tucano. Ao MDB caberia a vaga de vice-governador.

A chapa dos sonhos da terceira via gaúcha teria, ainda, Ana Amélia, que pretende reconquistar nas urnas o mandato perdido nas últimas eleições. O apoio do MDB ao PSDB de Eduardo Leite vem sendo cobrado pelas lideranças tucanas, mas esbarra em uma histórica relação da legenda com as eleições estaduais.

Desde a redemocratização, o MDB gaúcho lança candidatos ao governo local “para ganhar ou para perder”, segundo uma fonte da direção nacional do partido que acompanha de perto as articulações no Rio Grande do Sul. “Não é simples abrir mão disso”, reconheceu.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula participa do Dia do Trabalho das centrais sindicais em Itaquera

CRISTIANE GERCINASÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobe ao palco do 1º de Maio unificado das centrais sindicais nesta quarta-feira, quando se celebra o Dia do Trabalho. Lula deve focar seu discurso nas conquistas de seu governo, como aumento do número de empregos, valorização do salário mínimo e

Eduardo Bolsonaro posta foto ao lado de deputada neta de ministro nazista

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou, nesta terça-feira, 30, uma foto ao lado da deputada alemã de extrema-direita Beatrix von Storch, neta do ministro de Finanças do Adolf Hitler e vice-líder do partido Alternativa para a Alemanha, sigla acusada de difundir ideias neonazistas. O deputado esteve no Parlamento Federal alemão, o Bundestag, nesta semana

Pimenta defende remuneração de jornalistas e artistas por uso de dados para IA

PATRÍCIA CAMPOS MELLOSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, ressaltou a necessidade de remunerar veículos de mídia e artistas pelo uso de conteúdo para treinar modelos de inteligência artificial. "Num cenário de intenso desenvolvimento dos sistemas de inteligência artificial, precisamos garantir a devida remuneração a todos os produtores