País de Gales quebra jejum de 64 anos e está de volta à Copa do Mundo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Na última vez em que o País de Gales entrou em campo para uma partida de Copa do Mundo, o futebol era completamente diferente. Sem cartões, sem substituições, o Brasil sequer tinha vencido o torneio e, naquele 19 de junho de 1958, Pelé marcou o primeiro de seus 12 gols em Copa.

Neste domingo (5) a história mudou e o país britânico confirmou que está de volta à Copa após vencer por 1×0 a Ucrânia dentro de casa pela repescagem das eliminatórias europeia. �? o último país do continente a confirmar a vaga.

O gol histórico passou pelos pés do maior jogador do país em toda a história: Gareth Bale, 32 anos, que cobrou a falta que acabou com desvio de Yarmolenko contra o próprio patrimônio, fazendo explodir a torcida em Cardiff. Será a primeira vez que o pentacampeão da Champions League disputará a Copa do Mundo – a única competição que faltava a seu currículo como jogador.

Gales é o 30º país classificado para a Copa do Catar. O Peru aguarda Austrália ou Emirados Árabes para definir uma das vagas restantes no próximo dia 13, enquanto Costa Rica e Nova Zelândia disputam o lugar derradeiro no dia seguinte. Os classificados de hoje vão para o Grupo B fazer companhia a Inglaterra, Irã e Estados Unidos.

O jogo
A partida foi bem equilibrada e o placar acabou sendo mentiroso pela quantidade de oportunidades criadas pelos dois lados. Joe Allen tomou cartão por falta dura logo aos dois minutos e, após a cobrança, a Ucrânia abriu o placar. Mas não valeu: o árbitro anulou o tento alegando que não tinha autorizado o reinício do jogo.

Aos 7 minutos, veio a resposta galera com chute de Neco Williams que passou perto do gol.

A Ucrânia era melhor e chegou perigosamente com Yaremchuk, Tsygankov e Karavaev. Todos pararam no goleiro Hennessey.

Yarmolenko, que também tinha parado no goleiro, conseguiu furar o bloqueio e foi às redes aos 31 minutos. Mas foi contra o próprio patrimônio. 

Bale pegou a bola para cobrança de falta, deu sua corrida característica e bateu de perna esquerda para dentro da área. Yarmolenko tentou cortar e colocou a bola dentro do gol.

No segundo tempo, a Ucrânia partiu pra cima, mas não conseguiu passar por Hennessey, que voltou a fazer boas defesas, uma delas já com 38 minutos quando pegou cabeceio perigoso de Dovbyk. Do outro lado, Gales criou excelentes oportunidades com bola na trave de Johnson e um chute perigoso de Bale defendido por Bushchan.

Quando o goleiro galês parecia batido, o zagueiro Ben Davies fez bons bloqueios para parar Yarmolenko, que buscava redenção.

O resultado seguiu o mesmo até o final e o apito do árbitro sacramentou a festa do estádio em Cardiff, que ficou tingido de vermelho e viu Gareth Bale comemorar feito menino – uma cena que se tornou incomum no Real Madrid. 

Do outro lado, as lágrimas de Yarmolenko, capitão ucraniano que acabou sendo algoz do próprio time e que buscava levar um motivo de felicidade para o país em meio aos horrores de guerra

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Salah brilha após desentendimento com Klopp e comanda vitória do Liverpool sobre o Tottenham

Em um jogo emocionante em Anfield, o Liverpool venceu o Tottenham por 4 a 2, pela 36ª rodada do Campeonato Inglês, neste domingo (5). Com um desempenho inspirado de Mohamed Salah, que marcou um gol e deu uma assistência, os Reds mantiveram vivas suas chances matemáticas de título. O jogo marcou o retorno de Salah

César Menotti, técnico campeão mundial pela Argentina em 1978, morre aos 85 anos

César Luis Menotti, técnico da Argentina na histórica conquista da Copa do Mundo de 1978, morreu aos 85 anos, conforme anunciou a Associação Argentina de Futebol (AFA) neste domingo (5) em suas redes sociais. “A Associação Argentina de Futebol lamenta informar, com grande tristeza, o falecimento de César Luis Menotti, diretor de Seleções Nacionais e

São Paulo ‘começa’ jogo com um a mais e vence o Vitória com dois gols de Luciano

O São Paulo conseguiu neste domingo (5) sua segunda vitória fora de casa no Brasileirão. A tarefa no Barradão, em Salvador, foi facilitada pela expulsão de Wagner Leonardo, do Vitória, quando o jogo mal havia começado. Aos 6 minutos, em um lance de escanteio, ele acertou o cotovelo no queixo de Calleri e, após revisão