‘Precedente perigoso’: decisão de aborto nos EUA preocupa ativistas

Publicado:

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos na manhã desta sexta-feira (24/6)  que acabou com a garantia do direito ao aborto legal no país preocupa especialistas e ativistas brasileiros.
O direito tinha sido conquistado em 1973, em uma decisão histórica da Corte norte-americana que ficou conhecida como o caso Roe vs. Wade. Os EUA foram um dos pioneiros no mundo e nas Américas a legalizar o aborto.
De acordo com a pesquisadora e advogada da Anis – Instituto de Bioética, Gabriela Rondon, a decisão dos EUA pode lançar um “precedente muito perigoso??? para outros países. “Sempre há a possibilidade de retrocesso. Por muito tempo se considerou que era um direito garantido, consolidado, e mesmo assim foi possível reverter”, disse.
A advogada comenta também sobre o papel das cortes nos países, que não estaria sendo cumprido. “?? um enquadramento perverso, porque o papel das cortes é questionar as leis quando for observado que elas causam mais danos que proteção de direitos, como é por exemplo a proibição do aborto, que não diminui a prática e coloca mulheres em risco de vida”, explicou.

Impacto na América Latina

A especialista explica que as Cortes latino-americanas têm tido entendimentos menos conservadores na garantia de direitos fundamentais.
“Embora tenhamos o temor de que isso possa influenciar o nosso STF, temos exemplos muito robustos, como na Colômbia e no México, de que as cortes latino-americanas têm tido outra compreensão sobre direitos fundamentais de gênero que podem fazer frente à essa ameaça”, comentou Gabriela
Leia também: o que diz a lei sobre aborto no Brasil?

O direito ao aborto foi conquistado por meio da disputa judicial recentemente na Colômbia, em fevereiro de 2022. Uma votação da Suprema Corte colombiana aprovou, por 5 votos a 4, a legalização do aborto até a 24ª semana de gestação.

Já no México, o aborto foi descriminalizado em setembro de 2021, também em uma decisão da corte que declarou como inconstitucional a lei que determinava pena de prisão à quem praticasse. 

A notícia da decisão nos Estados Unidos tem repercutido nas redes sociais e divide opiniões.

*Estagiária sob supervisão do editor-assistente Rafael Alves

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quem é João Augusto, filho de Gugu flagrado aos beijos com Cariúcha

João Augusto Liberato, filho do apresentador Gugu Liberato, virou notícia nas redes sociais após ser flagrado trocando beijos com Cariúcha em uma festa...

No Dia do Folclore, relato de um baiano vai fazer você acreditar no Saci

CHAPADA DIAMANTINA Experiência real...

Vale Tudo: web enlouquece com queda humilhante de Maria de Fátima

Veja Vídeo Afonso Flagrou a Esposa na Cama com César, e o Alvoroço Começou Lucas Sales • 21/08/2025 às 22:04 iBahia no Google News Internautas ficaram eufóricos...