IPVA 2022 atrasado em Minas Gerais pode ser pago em até 12 parcelas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Pessoas que estão com Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022 atrasado e desejam regularizar terão a chance de dividir o pagamento em até 12 vezes, desde que as parcelas sejam maiores que R$ 200. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG).

De acordo com a SEF-MG, pendências de anos anteriores, inscritas ou não em dívida ativa, também ser parceladas. Já a quantia à vista pode ser quitada de forma on-line.

Para entender melhor sobre prestações, prazos e valores, é necessário acessar o portal da SEF com CPF ou CNPJ e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Com os dados é possível simular as parcelas e/ou já começar a pagar.

 

  • Leia mais:  IPVA 2022: saiba como consultar valores, pagamento e pedido de revisão

Em 2022, o pagamento do IPVA foi adiado de janeiro para março, com os mesmos valores de 2021 em razão dos impactos econômicos da pandemia da COVID-19.

Cálculo automático

De acordo com o subsecretário da Receita Estadual, Osvaldo Scavazza, o sistema da Secretaria de Fazenda calcula automaticamente a dívida do IPVA com multa e juros.

“Após aceitar as condições, basta emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e pagar a primeira parcela nos agentes arrecadadores credenciados, como bancos (inclusive internet banking) e casas lotéricas”, explicou Scavazza.

Não é possível entrar no sistema e retirar de uma só vez todas as parcelas e boletos a pagar. Mês a mês, é necessário retornar à plataforma e emitir o boleto de pagamento.

CRLV obrigatório 

Desde 1º de junho de 2022, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2021 é obrigatório para todos os motoristas de Minas. Quando solicitado por um oficial de trânsito, ele pode ser apresentado no formato digital ou impresso em papel comum.

 

  • Leia mais: Minas começa a exigir licenciamento de veículo a partir desta quarta (1º/6)

 

Caso o condutor não esteja com o documento, correrá risco de receber multa ou ter o carro apreendido. Além do CRLV, é preciso estar em dia com o IPVA e todos os demais débitos veiculares, como a Taxa de Licenciamento e eventuais multas. 

 

*Estagiária sob supervisão do subeditor Rafael Arruda

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Governo reavalia formas de desembolso de obras do PAC, afirma Rui Costa

Durante uma audiência pública no Senado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou os esforços do governo em revisar as formas de pagamento das obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo principal é evitar atrasos na conclusão desses projetos de infraestrutura. Costa ressaltou que estão sendo avaliados problemas tanto nos

Haddad diz que desoneração da folha de pagamento deve provocar nova reforma da Previdência

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alertou sobre a possibilidade de uma nova reforma da Previdência em três anos, caso não sejam encontrados acordos para lidar com a manutenção da desoneração da folha de pagamento em 17 setores da economia e a desoneração para pequenos municípios. Essa advertência veio após o STF (Supremo Tribunal Federal)

Taxa de desemprego fecha primeiro trimestre de 2024 em alta de 7,9%, diz IBGE

A taxa de desemprego no Brasil foi de 7,9% no trimestre encerrado em março, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior. No entanto, esse índice ainda