Santa Casa de Passos suspende cirurgias por falta de sangue nos estoques

Publicado:

A Santa Casa de Misericórdia de Passos suspendeu as cirurgias eletivas, aquelas que não são urgentes, devido à falta de sangue nos estoques. A medida foi tomada em função do baixo estoque dos sangues dos tipos 0+ e 0-.
No hospital são realizadas aproximadamente 250 cirurgias eletivas por mês. Em cerca de 30 delas, a Santa Casa precisa de transfusão de sangue. Os estoques são baixos, informou o Hemominas, e o comunicado foi feito pela agência transfusional recomendando a suspensão dos procedimentos.
???Devido à queda de temperatura, ao aumento da síndromes gripais e à redução no número de doadores, os estoques baixaram???, afirmou o médico responsável pela Agência Transfusional,  Aldir Ribeiro de Abreu Júnior.
Não há previsão para que esse tipo de procedimento volte a ser realizado na casa de saúde. Conforme o médico, é preciso que as pessoas compareçam para doar e, assim, culminar na normalização dos estoques.
???A Santa Casa trabalha sempre com um limite de segurança, e quando esse limite cai muito abaixo do que se espera, precisa tomar essa atitude para garantir os atendimentos de urgência e emergência???, finalizou.

Para ser doador

Pessoas de de 16 a 69 anos podem ser doadoras. As exigências são pesar mais de 50 quilos, tomar café da manhã antes da doação e, no caso dos candidatos de 16 e 17 anos, precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Para isso, basta retirar o documento no Hemominas e levar até os pais ou responsáveis ou estar acompanhado de um deles no dia da doação. Quem teve COVID-19 pode doar desde que seja 15 dias depois de totalmente curado.
A Fundação Hemominas disponibiliza um canal para o agendamento de doação de sangue em todas suas unidades. Os cidadãos poderão agendar suas doações online, pelo site https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue ou pelo aplicativo MG App Cidadão
Em Passos, o Hemominas fica na Dr. José Lemos de Barros, 313, Muarama, e funciona das 7h30 às 11h30. Neste período, há capacidade para atendimento de 50 pessoas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia