XP/Ipespe: 63% acreditam que a inflação vai aumentar nos próximos meses

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Uma nova rodada da pesquisa XP/Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (3/6), revela que 63% dos entrevistados acreditam que a inflação vai continuar em crescimento nos próximos meses. Segundo o levantamento, 96% dos mil entrevistados sentiram o impacto inflacionário no dia a dia nos meses anteriores à consulta.
Entre os brasileiros que acreditam que a inflação vai aumentar durante o segundo semestre de 2021, 20% acreditam que a taxa de aumento será muito alta e 43% acreditam que aumentará. Outros 19% acreditam que o índice inflacionário permanecerá o mesmo e 13% acham que vai diminuir. Nenhum dos entrevistados afirmou que a taxa vai diminuir muito.
A pesquisa foi feita com 1 mil entrevistados acima de 16 anos de todas as regiões do país por meio de ligação telefônica. A taxa de confiança do levantamento é de 95,5% e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
A percepção dos brasileiros sobre o futuro e os últimos meses é validada por números oficiais: há nove meses o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplos 15 (IPCA�??15), considerado uma medida da inflação do país, anual está acima dos dois dígitos.
Nos últimos 12 meses, o índice acumulou alta de 12,20%, a maior inflação anual no país desde novembro de 2003 �?? quando foi registrado taxa de 12,69%. Com o preço da compra mensal dos brasileiros cada vez mais alto, 61% dos entrevistados afirmaram que a economia do país está no caminho errado.
A taxa, no entanto, diminuiu um ponto percentual se comparada com a registrada em maio, de 62%. O índice de respondentes que acham que o caminho está certo, de 33%, cresceu um ponto em relação ao mês anterior, quando 32% concordaram com o cenário econômico no país.
A pesquisa foi realizada na terça (30/5) e na quarta (1º/6). A margem de erro é de 3,2 %, com um intervalo de confiança de 95,5%. Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-02893/2022.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Haddad entrega projeto de regulamentação da reforma tributária no Congresso Nacional

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve no Congresso Nacional nesta quarta-feira (24) para entregar o primeiro projeto de lei que regulamenta a reforma tributária, aprovada no ano anterior e promulgada pelo Legislativo. A proposta visa simplificar o sistema tributário brasileiro, considerado um dos mais complexos do mundo. O PL, composto por cerca de 300

PF investiga desvio de R$ 14 milhões de ministério e TSE após invasão de sistema

A Polícia Federal investiga a invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi), que serve para pagar servidores públicos, fornecedores e efetuar transferências oficiais para Estados e municípios. A suspeita é de R$ 14 milhões em dinheiro público que deveria ir para uma empresa de tecnologia do governo federal foi desviado do

Veja as 5 criptomoedas que devem superar o desempenho do bitcoin, segundo especialista

Depois de meses de espera, o halving , principal evento da rede do bitcoin , ocorreu na noite da última sexta-feira (19). Na prática, isso significa que a recompensa por bloco minerado da principal criptomoeda do mercado caiu pela metade: de 6,25 BTC para 3,125 BTC. Esse evento, que ocorre a cada vez que 210