Divórcio on-line: cresce o número de casos no Brasil

Publicado:

Dados do Colégio Notarial do Brasil ??? Conselho Federal (CNB/CF) indicam aumento no número de casais que se separaram por vias extrajudiciais em 2021. Segundo a entidade, houve 80.573 divórcios no país no ano passado, sem contabilizar as separações na Justiça, um crescimento de 4%, na comparação com o ano anterior.
O resultado é consequência de um processo mais ágil e menos burocrático, após surgir a possibilidade de que o divórcio extrajudicial seja realizado de forma completamente on-line. Em 2020, no começo da pandemia, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou os serviços cartoriais por meio digital.
O período de isolamento social intensificou as rusgas em diversas relações. Nesse tempo, o número de casais que buscaram o divórcio cresceu significativamente e a demanda maior, junto às restrições impostas para diminuir o contágio da covid-19, possibilitou aos cartórios realizar todo o processo pela internet.
O primeiro cartório a realizar um divórcio extrajudicial completamente on-line é do Distrito Federal. Em junho de 2020, o Cartório do 2° Ofício de Notas de Sobradinho lavrou a primeira separação on-line do Brasil.
O advogado Juliano Trindade, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família, acredita que a novidade vai se estabelecer definitivamente nos cartórios do país.
“Com a pandemia, o Poder Judiciário e os cartórios foram obrigados a prestarem os serviços pela internet. No final do divórcio, até mesmo a certidão de casamento com o divórcio averbado poderá ser recebida na versão digital, e se os divorciandos desejarem, continuam podendo obter a certidão em papel”, explica.
Outra vantagem é que os cônjuges não precisam mais se encontrar para assinar os documentos. Isso evita conflitos desnecessários que, com frequência, ocorrem nos cartórios.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de SP lança ferramenta que reduz em 80% o tempo de emissão de alertas climáticos

O Governo de São Paulo apresentou, nesta terça-feira (2), a iniciativa SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, durante um evento na Defesa Civil...

Leoa que atacou invasor na PB não será sacrificada

A leoa Leona, envolvida na morte de um homem que entrou no recinto dos felinos no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João...

Suspeitos pela morte de cabeleireiro em São Paulo são presos na Paraíba

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na Paraíba dois homens suspeitos de envolvimento na morte do cabeleireiro José Roberto Silveira, de 59...