Varíola dos macacos: Secretaria de Saúde de Minas investiga oito casos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que está investigando mais dois casos de varíola dos macacos  (monkeypox), um em Belo Horizonte e outro em Contagem, na Região Metropolitana de BH. No momento, oito casos suspeitos estão sendo avaliados pelo Estado, segundo dados do boletim que foi publicado nesta terça-feira (5/7). Três pessoas já foram diagnosticadas com a doença, todas em Belo Horizonte.

O primeiro caso registrado no Estado ocorreu no dia 29/6 em um paciente de 33 anos que esteve na Europa há pouco tempo.  O homem está isolado em casa e sendo monitorado pelos órgãos competentes. Os outros dois pacientes que foram confirmados, viajaram para São Paulo nos últimos dias.

Nenhuma pessoa que teve contato com os positivados antes da confirmação apresentou sintomas até o momento, mas devem ficar atentos a qualquer indício.

 

No Brasil, já foram identificados 76 contaminados. Os casos ocorreram em Brasília, Ceará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que este último registrou 52 contaminados.

O sistema REDCap, uma plataforma que coleta dados, do Ministério da Saúde aponta que Minas Gerais já descartou 10 casos suspeitos, além dos oito que estão sendo investigados e dos três confirmados.

Doença

Similar à varíola humana, a enfermidade causa sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, fadiga, lesões na pele e inflamação de linfonodos.

Além do isolamento da pessoa contaminada, aconselha-se evitar contato com animais e fazer a higiene frequente das mãos.

A doença não oferece graves riscos para as pessoas, sendo que a letalidade varia de 1% a 10% dependendo do paciente e do vírus, mas, segundo a pesquisadora, deve-se ficar atento para que a doença não se torne mais virulenta.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia