Atletas que competiriam no Campeonato Brasileiro Júnior de Natação, cancelado por causa de uma infecção que atingiu quase 100 pessoas (veja aqui), nadaram em mar impróprio antes do início do torneio. O Bahia Notícias apurou, junto a fontes ligadas aos clubes participantes, que diversos nadadores foram à praia que fica em frente à Arena Aquática de Salvador e depois apresentaram os sintomas.
Nesta sexta-feira (8), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou, em boletim sobre a qualidade das praias, que o local está impróprio para banho. O principal motivo para isso é o período chuvoso pelo qual passou Salvador nos últimos dias. O informe é atualizado a cada três semanas.
A decisão pelo cancelamento do Campeonato Brasileiro ocorreu nesta quinta-feira (7), após reunião entre a organização da competição e os técnicos dos clubes. Os atletas apresentaram casos clínicos de diarreia, febre e mal estar.
Suspeitou-se de que a onda de infecções pudesse estar relacionada à água da piscina. A Vigilância Sanitária foi acionada para visitar o local e verificar as condições da Arena Aquática.
No entanto, a Federação Bahiana de Desportos Aquáticos afirmou, em nota, nesta sexta, “que a razão do surto desta possível virose, mesmo que ainda desconhecida, não tem qualquer relação com a água da piscina”.
De acordo com a entidade, “o equipamento faz medição e controle diário dos níveis de cloro, e nenhuma anormalidade foi detectada. A Vigilância Sanitária foi acionada, pois é procedimento padrão comunicar autoridades quando repetidos casos são detectados. No entanto, em nenhum momento a Vigilância ou qualquer órgão detectou qualquer irregularidade nas condições da competição, que foram anteriormente autorizadas. Os exames laboratoriais colhidos, tanto da água, quanto de alguns dos pacientes sintomáticos, serão oportunamente divulgados assim que estiverem concluídos”.
O diretor de Esportes da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Felipe Lucas, afirmou também, nesta quinta, estar “seguro” sobre as condições da Arena Aquática (confira aqui).

Facebook Comments