Aneel volta a analisar reajuste autorizado para 14 distribuidoras

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai analisar, nesta terça-feira (12/7), a revisão tarifária extraordinária de 2022 nas contas de luz de consumidores residenciais no início do ano a 14 distribuidoras de energia. O assunto é um dos itens de pauta da reunião da diretoria da Aneel, que ocorre a partir das 9h, na sede da agência, em Brasília.

Os reajustes serão revistos em função da Lei nº 14.385/2022, que determinou a devolução de valores de tributos recolhidos a maior pelas prestadoras do serviço público de distribuição de energia elétrica. Com a revisão, os índices devem ser reduzidos.

As seguintes distribuidoras serão alvos da revisão:

Companhia Energética de Pernambuco (Celp) Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista) Companhia Jaguari de Energia (CPFL Santa Cruz) Energisa Borborema (EBO) Energisa Mato Grosso do Sul Energisa Mato Grosso Enel Distribuição Ceará Equatorial Alagoas Light Serviços de Eletricidade Companhia Sul Sergipana de Eletricidade (Sulgipe) Energisa Sergipe Enel Distribuição Rio Entenda Em junho, no contexto de tentativa de contenção dos preços, o governo Jair Bolsonaro patrocinou um projeto de lei que ajudaria a atenuar os reajustes na conta de luz às vésperas das eleições.

Os reajustes tarifários aplicados neste ano variam de 7% a 24%. As mudanças nas taxas das tarifas refletem, entre outros motivos, a alta da inflação. Os contratos de compra e distribuição de energia elétrica são reajustados por dois índices: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M).

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente. O post Aneel volta a analisar reajuste autorizado para 14 distribuidoras apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lavrov diz que Rússia está pronta para colaborar com EUA de Trump

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou que o Kremlin está pronto para colaborar de forma ampla com os Estados...

Dino determina que Três Poderes revisem e suspendam penduricalhos de servidores em até 60 dias

O ministro Flávio Dino, do STF, determinou que todos os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em todos os níveis da federação,...

Europa: bolsas tombam após decisão sobre juros e com foco em balanços

Resumo SEO: Bolsas da Europa fecharam em baixa nesta quinta-feira (5/2), com investidores repercutindo decisões de política monetária do BCE e BoE. O...