O que acontece nas convenções partidárias, etapa anterior ao registro de candidaturas?

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Começa nesta quarta-feira (20) e segue até 5 de agosto o prazo a realização das convenções partidárias, etapa em que os partidos oficializam as escolhas de seus candidatos e prosseguem com o registro das candidaturas para cada cargo eletivo. O prazo para o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é até 10 dias após o fim do prazo de realização das convenções, ou seja, 15 de agosto. 

Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada partido político possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.

Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações, que é a união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições.

Uma das etapas das convenções é a definição dos números dos candidatos a deputado estadual e federal. Quem se candidata pela primeira vez ou não concorreu no pleito anterior têm seu número definido por sorteio. Os demais casos, desde que o político esteja disputando pelo mesmo partido, pode manter a mesma numeração com que concorreu na anterior. 

O órgão eleitoral disponibiliza um sistema especial para a confirmação das candidaturas. 

Calendário
Algumas pré-candidatos já confirmaram as datas em que suas siglas e grupos realizarão as convenções. Na Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), favorito nas pesquisas, realizará a etapa no dia 5 agosto, último dia do prazo estipulado pelo TSE. O evento partidário será realizado no Centro de Convenções de Salvador, a partir das 9h, e ocorrerá em conjunto com o PP, que irá sacramentar a candidatura do deputado federal Cacá Leão ao Senado.

Já o Partido dos Trabalhadores (PT), realizará a sua convenção na Bahia no dia 30 de julho, confirmando a indicação do ex-secretário da Educação Jerônimo Rodrigues para disputar a sucessão estadual. O local e horário do evento não foi ainda definido, de acordo com a assessoria do petista. 

Presidenciáveis
Os principais pré-candidatos à Presidência do Brasil já anunciaram a data de suas convenções. O primeiro será o PDT, que tem como pré-candidato Ciro Gomes. Evento acontecerá em Brasília já nesta quarta, primeiro dia do prazo. A chapa segue sem candidato à vice e sem siglas aliadas.

Na quinta-feira (21), será a vez do PT. O evento está previsto para acontecer em São Paulo e sem a presença do pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O petista estará em viagem ao Pernambuco. A aliança partidária inclui PV, PCdoB, PSB, Rede, PSol e Solidariedade. Geraldo Alckmin, pré-candidato a vice e do PSB.

Sábado (30), o Avante, que tem como nome André Janones, reúne os apoiadores em Belo Horizonte. Partido não apresentou, até o momento, siglas aliadas e indicação de vice. 

O PL de Jair Bolsonaro realizará a convenção no domingo (24). O ato político acontece no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. As alianças firmadas são com o Republicanos, PSC, PTB, PP e Patriota. 

O MDB, que tem como nome principal Simone Tebet, realizará a convenção virtualmente, no dia 27 de julho, e tem alianças com PSDB e Cidadania.

O União Brasil lançará a candidatura de Luciano Bivar dia 5 de agosto, em São Paulo. 
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Escola é condenada a dar pensão a aluno que teve olho furado por lapiseira

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou o Colégio Triângulo, no Distrito Federal, a pagar uma pensão vitalícia de um salário mínimo por...

Metrópoles Run: confira como foi a entrega de kits dos atletas

A entrega dos kits para o Metrópoles Run, realizada nesta sexta-feira (19/12), abriu a contagem regressiva para a grande corrida de rua que...

Nova luta: Com diária de R$ 110, cordeiros buscam inclusão no projeto de Tarifa Zero para Carnaval de Salvador de 2026

Os cordeiros que atuam no Carnaval de Salvador têm uma nova pauta para debate além do valor da diária, hoje fixado em R$...