Mourão: Brasil não está neutro na guerra da Ucrânia e condena conflito

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou, nesta quinta-feira (21/7), que o Brasil não está neutro sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia e que condena o conflito. A declaração foi feita durante a viagem do general aos Estados Unidos, onde participou de reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York.

O presidente ucraniano Volodymir Zelensky chegou a condenar, nesta semana, a neutralidade adotada por Jair Bolsonaro (PL) em relação ao conflito. O líder da Ucrânia afirmou, em entrevista ao Jornal Nacional, um dia após falar com o presidente brasileiro por telefone, que não apoia a posição de neutralidade de Bolsonaro sobre a guerra.

Em entrevista à agência ONU News, Mourão destacou que o Brasil ???está pronto para participar na vida diplomática para acabar com essa guerra??? e que, em sua visão, as sanções aplicadas contra a Rússia não estariam surtindo o efeito necessário.

???O Brasil condena o conflito. Agora, nós temos interesses tanto com a Ucrânia como com a Rússia. ?? uma questão de pragmatismo, de flexibilidade. O Brasil não concorda com o conflito. O Brasil condena o conflito, mas é uma questão que tem que ser resolvida pela via diplomática???, explicou.

Na reunião do Conselho de Segurança, o vice-presidente presidiu uma reunião a portas fechadas sobre a situação da paz e segurança com foco na violência contra as mulheres no Haiti. Ele disse apoiar a ação internacional abrangente para ajudar autoridades do Haiti nos esforços para fortalecer a legislação e mecanismos de resposta da polícia.

O post Mourão: Brasil não está neutro na guerra da Ucrânia e condena conflito apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nikolas avança no 3º dia de caminhada e alcança 90 km percorridos

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) atingiu 90 km na mobilização intitulada “caminhada da liberdade”, que saiu do interior de Minas Gerais em...

Licitação do Joia da Princesa tem proposta única e deixa SAF do Fluminense de Feira perto da gestão

A licitação para a concessão onerosa do Estádio Alberto Oliveira, o Joia da Princesa, teve apenas uma proposta apresentada. O certame ocorreu na...

“Outros diretores estão envolvidos”, diz promotor sobre caso Morumbis

O promotor de Justiça José Reinaldo Carneiro Guimarães afirmou que o esquema de venda ilegal de camarotes em shows no Morumbi, estádio do...