Janones: ‘Não podemos ter um racista à frente da Fundação Palmares’

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

André Janones (Avante), deputado federal e candidato à presidência da República, afirmou que o Brasil não pode ter pessoas racistas no governo. A declaração foi alusiva à atuação do jornalista Sérgio Camargo (PL) na Fundação Palmares.
“Não podemos ter um racista na Fundação Zumbi dos Palmares, como aconteceu no governo Bolsonaro”, pontuou Janones, em entrevista nesta terça-feira (26/7) à Globonews.
Ao ser questionado sobre as propostas para manter os jovens que fazem uso da Lei de Cotas para o Ensino Superior nas universidades, André destacou que é importante ter “mais representantes destas comunidades (baixa renda, negros, pardos e indígenas) à frente de Fundações”.
Na opinião do parlamentar mineiro, a Lei de Cotas, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 2012, precisa ser aperfeiçoada. Ele propôs duas medidas.
A primeira é determinar que as instituições de ensino superior passem a aplicar as cotas sociais e raciais aos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.
A segunda é aumentar a fiscalização para que contemple alunos negros, pardos e indígenas, pois, segundo Janones, “hoje existem muitas fraudes”.

Fundação Palmares

Sérgio Camargo deixou a presidência da Fundação Palmares para concorrer a deputado federal por São Paulo. Ele ocupou o cargo de janeiro de 2019 a 31 de março de 2022 e colecionou várias polêmicas.
Em 2019, Camargo disse que “a escravidão foi terrível, mas benéfica para os descendentes”. Também frisou que racismo existe nos Estados Unidos e não no Brasil.
Em outra oportunidade, chamou uma mãe de santo de “filha da puta macumbeira” e retirou os nomes de Benedita da Silva, Marielle Franco, Elza Soares e até Zumbi dos Palmares, que dá nome à Fundação.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA autoriza petroleiras a retomar operações e contratos na Venezuela

Duas licenças gerais foram emitidas, nesta sexta-feira (13/2), pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA, permitindo que empresas...

Ídolo do futsal, Falcão assume presidência de time da Kings League

Ídolo histórico do futsal brasileiro comandará o Nyvelados e será também embaixador do projeto na liga que mistura futebol e entretenimento. A notícia confirma...

Ancelotti passará o Carnaval em Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo

Para entregar o resumo solicitado, preciso do texto completo que foi obtido. Com apenas o título, não é possível criar um resumo fiel...