Nome de Lula some de lista ucraniana de propagandistas pró-Rússia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

S??O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desapareceu de uma relação publicada na internet de personalidades que segundo o governo da Ucrânia colaboram com a “narrativa de propaganda russa”.

O órgão responsável pela lista, o Centro para Contenção de Desinformação, não explicou o motivo da retirada, que afetou também outros 2 dos 78 nomes relacionados. Pode ser um problema técnico, dado que os três excluídos estavam listados em sequência e o site agrupa seus acusados justamente em grupos de três em três imagens.

Seja como for, isso ocorreu um dia depois de a relação ser objeto de reportagens da revista virtual britânica UnHerd, da Folha, que destacou o caso de Lula no Brasil, e de outros meios na segunda (25). A lista em si estava online no dia 14 de julho.

O centro foi criado no ano passado no contexto da disputa de versões entre Rússia e Ucrânia, que remonta à chamada Revolução Laranja contra Moscou em Kiev em 2004-2005 e hoje ganha ares dramáticos com a invasão promovida por Vladimir Putin de seu vizinho em fevereiro.

A Folha o questionou, por e-mail, sobre o caso, mas não obteve resposta. Uma checagem com ferramenta de histórico de sites mostra a lista com Lula na segunda e sem ele na terça. Ele era o único ex-chefe de Estado na relação, que conta com políticos, jornalistas, especialistas da academia e comentaristas.

Os outros dois nomes excluídos são do veterano analista de inteligência americano Paul Pillar, que analisa a posição ucraniana no conflito sob uma ótica realista vista em Kiev como pró-Kremlin, e do cientista político sérvio George Vukadinovic, apoiador aberto da Rússia.

A relação era algo caótica e incluía erros, como no caso de Lula. Ele era acusado de ter dito que a Rússia deveria liderar uma nova ordem mundial, o que nunca fez. O petista, nos seus dois mandatos (2003-10), foi um defensor da diplomacia alternativa à comandada pelos EUA, e ajudou a fundação dos Brics, bloco que inclui Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul.

Já a outra afirmação atribuída a Lula estava correta: ele disse que o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, era tão culpado quanto Putin pelo conflito em uma entrevista publicada em maio na revista norte-americana Time.

“Fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, disse em março, quando a entrevista foi feita.

Houve diversas críticas a Lula, que rebateu dizendo sempre ter criticado a invasão promovida pelo Kremlin. Sua posição é compartilhada, em linhas gerais, pelo Itamaraty e pelo rival na eleição presidencial de outubro, o titular do cargo, Jair Bolsonaro (PL).

Os EUA, por sua vez, seguem pressionando o Brasil e outros países a adotar uma linha mais dura com Moscou. Os brasileiros condenaram a guerra ao apoiar resolução da ONU, mas por interesses econômicos não compartilham o regime de sanções contra os russos -como fazem aliados do Kremlin do naipe da China e da Índia, mas também alguns adversários.

O secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, está em Brasília para um encontro de ministros da Defesa e fará exposição sobre o tema. Na semana passada, Zelenski chavia feito críticas a Bolsonaro pela neutralidade, em entrevista à Rede Globo. O brasileiro disse sustentar sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milei anuncia que foi convidado por Trump para integrar ‘conselho de paz’ para Gaza

O presidente da Argentina, Javier Milei, informou neste sábado, 17 de janeiro de 2026, que recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos,...

Trump ameaça Europa com novas tarifas para forçar compra da Groenlândia

Trump ameaça tarifas para pressionar compra da Groenlândia O presidente dos EUA, Donald Trump, elevou o tom ao pressionar pela aquisição da Groenlândia, anunciando...

Trump convida Lula para integrar ‘Conselho da Paz’ sobre Gaza

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, convidou na sexta-feira (16) o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para integrar o...