Ler no ônibus faz mal para a visão? Especialistas respondem

Publicado:

Existe um mito de que ler no ônibus faz mal para a vista. Mas, se você é do time que usa o tempo no transporte público para ler ou assistir séries no celular, não se preocupe! Especialistas afirmam que não há proibições quanto à prática da leitura em um veículo em movimento.

A estudante de Química Tecnológica Larissa Wanzeller usa o transporte público ao menos três vezes por semana e aproveita o tempo para colocar a leitura em dia. ???Consigo me concentrar no ônibus e não sinto nenhum tipo de enjoo e tontura???, conta. 

Lara Picanço, médica oftalmologista do CBV Hospital de Olhos, explica que cinetose é nome dado para quem sente náusea ou vertigem ao ler em movimento. Segundo a doutora, ???isso ocorre porque o cérebro percebe informações distintas: a visão aponta que não há movimento, mas a sensação no corpo diz o contrário, o que pode gerar uma confusão na resposta cerebral???.

?? o caso de Izabella Bastos, aeroviária de 25 anos. Durante a faculdade, ela tentou usar o período de transporte para estudar, mas sentia enjoo e sono. ???Achava até que era problema de vista, falta de óculos de grau, mas tentei outras vezes com óculos e também não deu certo???, relembra.

A médica oftalmologista do CBV Hospital de Olhos Nubia Vanessa explica que, apesar de não fazer mal, a leitura em movimento não é recomendável para todos, porque pode causar fadiga ocular. 

???Quando os olhos não têm estabilidade suficiente para fazer a leitura, precisam compensar o movimento do veículo para focar na imagem, o que pode gerar cansaço, dor de cabeça e dor nos olhos???, explica a oftalmologista. 

O post Ler no ônibus faz mal para a visão? Especialistas respondem apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com clássico, Série C terá decisões por acessos e vagas na final

A Série C do Campeonato Brasileiro promete um sábado, 11 de outubro, repleto de emoções. Com todos os jogos marcados para as 17h,...

Abandonada pela família, menina autista mora há 3 meses em hospital

Uma adolescente de 16 anos, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), está vivendo há três meses no Hospital Municipal do Jardim Ingá,...

Secretário de SP usa perfil para promover sorteios de eventos privados

Recentemente, Rogério Lins, secretário municipal de Esportes e Lazer de São Paulo, lançou um sorteio em seu perfil no Instagram, convidando os seguidores...