Caminhoneiro é flagrado pela PRF com ‘rebite’ e desrespeitando a lei do descanso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Policiais rodoviários federais realizavam fiscalizações em frente a unidade operacional de Itaberaba (Km 226 da BR 242), quando deram ordem de parada a uma carreta Volvo, acoplada a dois semirreboques. Na cabine do caminhão foi encontrado duas cartelas com 23 comprimidos de anfetaminas, uma substância conhecida popularmente por “rebite”.

 

No momento da abordagem ocorrida na última sexta-feira (31), foram solicitados os documentos de porte obrigatório e da carga. Em continuidade à fiscalização detalhada, foi solicitado ao motorista o disco do cronotacógrafo, através do qual foi possível verificar que o caminhoneiro estava dirigindo por várias seguidas sem descanso, segundo o Blog do Braga. 

 

Diante das circunstâncias, o homem de 45 anos que reside em Sertãozinho (SP) assumiu o compromisso de se apresentar ao Poder Judiciário quando convocado para responder criminalmente pelo porte de drogas.

 

A Lei 13.103/15, mais conhecida como “Lei dos caminhoneiros” ou “Lei do descanso”, prevê o intervalo de descanso obrigatório de motoristas de caminhão, ônibus e vans. O descanso é de 11 horas a cada 24 horas trabalhadas.

 

Tem o intuito de regulamentar o tempo máximo de direção e os tempos mínimos de descanso dos motoristas de veículos de carga de grande porte, de veículos de transporte coletivo de passageiros e de veículos de transporte de escolares.

 

Por serem veículos que acarretam grande quantidade e gravidade de vítimas quando envolvidos em acidentes, há uma preocupação especial em garantir que os condutores destes veículos estejam devidamente descansados e atentos no trânsito.

 

?? através do cronotacógrafo (equipamento de uso obrigatório) que os policiais verificam se o motorista profissional está cumprindo a Lei do Descanso. O equipamento também registra a distância percorrida e a velocidade do veículo no caso de algum acidente na rodovia, podendo ser utilizado para perícia técnica.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

VÍDEO: Jerônimo Rodrigues decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira devido a jogo do Brasil

Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia (PT), confirmou, por meio de decreto, ponto facultativo para as repartições públicas estaduais na próxima segunda-feira, 29, em...

Homem é preso após estuprar criança de 11 anos no Sul da Bahia

Um homem de 19 anos foi preso pela Polícia Civil após suposto estupro de uma menina de 11 anos em Buerarema, no sul...

Forró de Farda leva a tradição junina dos corredores da escola para palcos do interior baiano

Quatro estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Nossa Senhora da Conceição, em Miguel Calmon, transformam os intervalos em apresentações de forró. A...