CDL/BH acredita que a criação de camelódromos pode prejudicar lojistas

Publicado:

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) enviou, nesta quinta-feira (21/7), uma nota ao prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), argumentando que a criação de camelódromos na capital pode prejudicar lojistas. De acordo com a entidade, a medida penalizaria lojistas com concorrência desleal e afetaria a mobilidade das pessoas pelas ruas. 

???Apesar de reconhecer o esforço da administração municipal em possibilitar o diálogo entre os representantes dos camelôs e a Secretaria Municipal de Política Urbana, por meio da Gerência do Centro de Comércio Popular, a entidade acredita que a criação deste espaço irá prejudicar diretamente os lojistas regulamentados???, disse a CDL/BH. 

 

  • Leia também: Shoppings populares ameaçam fechar as portas sem subsídio da PBH

 

Como argumento, a entidade afirma que os lojistas regulamentados pela PBH pagam uma carga tributária exorbitante. Além disso, destacaram que a medida é contrária à legislação vigente e penaliza os comerciantes, de forma que o setor de comércios e serviços movimenta pelo menos 70% do Produto Interno Bruto da cidade. ???Como todos sabem, o comércio foi o setor mais impactado pela pandemia. Belo Horizonte foi a cidade onde as lojas ficaram fechadas por mais tempo.???

Para eles, a presença de ambulantes e camelôs nas ruas vai gerar, além da concorrência desleal, a circulação de produtos sem procedência que entram no mercado e concorrem com os licenciados. 

Para Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH, ???este tipo de ocupação irregular agride a paisagem urbana, prejudica a mobilidade das pessoas, provoca sensação de insegurança, causa perda de receitas para o município e incentiva a informalidade???. 

Em nota, a entidade colocou-se à disposição da prefeitura para contribuir com ações e sugestões para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

 

Também solicitou participação nas deliberações da possível criação dos camelódromos com o objetivo de construir possibilidades em que o comércio formal de Belo Horizonte não seja afetado.

 

*estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercado reduz projeção de inflação para 2025, mas expectativa segue acima da meta

Na recente divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central, as instituições financeiras apresentaram uma leve redução na projeção de inflação para 2025, que...

Governo Federal isenta imposto de importação para autopeças

O Governo Federal acaba de implementar uma mudança impactante na política de importação de autopeças, ao eliminar o Imposto de Importação que antes...

Hotéis, bares e restaurantes alertam sobre impactos do tarifaço dos EUA na inflação dos alimentos

A preocupação com os impactos do novo tarifaço imposto pelos Estados Unidos, que entrará em vigor em breve, está crescendo entre os profissionais...