Criança acamada segue à espera de vacina contra COVID-19 em Lagoa Santa

Publicado:

A família de Ana Vitória Amaral André, de 10 anos, convive com filas de espera e falta de atendimento no tratamento das sequelas decorrentes de um atropelamento que causou traumatismo craniano encefálico, danos na coluna e na fala quando a garota tinha apenas quatro anos. As dificuldades se agravam ainda mais pela falta de vacinação contra a COVID-19.

Até esta terça-feira (26/7), a Secretaria de Saúde de Lagoa Santa, município na Região Metropolitana de Belo Horizonte, não havia vacinado a menina, apesar de as doses pediátricas estarem disponíveis desde 11 de julho, conforme publicação nas redes sociais.

A avó de Ana Vitória, Maria das Virgens de Oliveira, de 72 anos, conta que a pequena foi atropelada em 2016. Desde então, encontra-se acamada e precisa do atendimento do posto de saúde em domicílio.

Tratamento clínico

Além da falta de vacinação, a avó relata dificuldades em prosseguir com o acompanhamento clínico da neta, que há três anos não faz fisioterapia e apresenta escoliose na coluna, uma atrofia muscular espinhal.

???Quando minha neta sofreu o acidente, me mudei para Lagoa Santa acreditando que ela seria atendida pelo município, mas nunca consegui de forma eficiente. Há menos de um mês consegui iniciar o tratamento de fonoaudióloga na Apae, mas ainda esperamos que ela consiga um fisioterapeuta???.

Maria também relata que Ana está há quatro meses aguardando a realização de uma cirurgia na coluna. ???Hoje dependo de doações de grupos. Queria o tratamento da minha neta, abandonei tudo para cuidar dela e seguir cuidando dela direitinho. Mas a situação está cada vez pior, não recebo nenhum insumo básico da prefeitura, como fraldas, gases, lenço umedecido. Por mês chego a precisar de R$400 reais só para isso???.

Secretaria de Saúde

Após ser procurada pela reportagem do Estado de Minas, a Secretaria de Saúde de Lagoa Santa disse o restabelecimento das doses da vacina pediátrica Pfizer possibilitará o agendamento da aplicação da vacina em Ana Vitória para esta quarta-feira (27/7).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia