Imagens do telescópio James Webb podem trazer novos dados do universo

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Nasa, Agência Espacial dos Estados Unidos, divulgou as primeiras imagens registradas pelo supertelescópio espacial James Webb. As fotografias são coloridas e mostram, com grande nitidez, dezenas de galáxias nos confins do Universo, planetas fora do sistema solar que podem abrigar vida e o nascimento e a morte de estrelas.

O engenheiro eletricista e membro do Clube de Astronomia de Brasília, Paulo Cacella, avalia que as imagens dão uma pista do que podemos esperar do James Webb, como a capacidade dos telescópios. E tem muitas informações nestas imagens que permitem imaginar num futuro próximo as descobertas que vão ser trazidas a tona, como uma eventual vida extraterrestre.

Notícias ao Minuto [Imagem retirada pelo telescópio espacial James Webb]© Getty Images  

O telescópio espacial James Webb é fruto de uma parceria da Nasa com as agências espaciais europeia e canadense. Custou U$ 9 bilhões – quase R$ 50 bilhões de reais – e foi lançado em dezembro do ano passado, com a missão de suceder o telescópio Hubble no estudo de corpos celestes distantes e das origens do Universo.

Apesar de as sete imagens terem sido divulgadas oficialmente nesta terça-feira, na véspera, elas foram mostradas ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Uma delas mereceu destaque na entrevista coletiva concedida pelos pesquisadores da Nasa. �? a que mostra dezenas de galáxias. Uma delas tem idade estimada em 13,1 bilhões de anos. �? tão próxima à idade do próprio Universo, que pode provocar uma revisão dessa medida.

Outra novidade é que, ao observar a poeira cósmica deixada por estrelas que morreram, o James Webb conseguiu descobrir pistas que podem levar ao valor exato da taxa de expansão do Universo.

O engenheiro Paulo Cacella explica que essa descoberta pode significar uma reformulação dos dados do universo que a gente já conhece.

As imagens reveladas pela Nasa mostram, ainda, a Nebulosa Carina, com duas enormes nuvens de gás e poeira estelar, onde morrem e nascem estrelas. Os pesquisadores também encontraram um planeta do tamanho de Júpiter, a 1.100 anos-luz de distância, com vapor de água na atmosfera.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Google tenta superar ‘humanidade’ de novo ChatGPT com assistentes de IA que erram menos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Google lançou ao público nesta terça-feira (14) o Gemini 1.5 Pro, um novo modelo de inteligência artificial capaz de entender até 14 livros ou duas horas de contexto. Para superar os erros comumente cometidos por IA, como as alucinações, o presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, diz que a empresa

ChatGPT fica mais rápido e 50% mais barato

A OpenAI revelou nesta segunda-feira, 13, o novo cérebro do ChatGPT: o GPT-4o. Em uma demonstração que aproxima sua ferramenta do filme Ela (Spike Jonze, 2013), a companhia de inteligência artificial (IA) mostrou avanços sobre o GPT-4 turbo e ampliou a capacidade de processamento de texto e compreensão de imagens, além de manter suporte para

Tem iPhone? Atenção, há uma nova atualização para fazer

A Apple lançou recentemente uma nova atualização para o iPhone, o iOS 17.5, que traz uma série de novas funcionalidades úteis. Uma dessas novidades é o Repair State, que permite manter ativado o sistema de geolocalização Find My mesmo quando o dispositivo é enviado para reparo. Além disso, o iOS 17.5 traz uma vantagem significativa