Varíola dos macacos em Minas
Sintomas e transmissão
Considerada uma zoonose viral, o vírus monkeypox é transmitido aos seres humanos a partir de animais. De acordo com o Instituto Butantan, a transmissão secundária, de pessoa para pessoa, ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.
Segundo relata a OMS, o contágio entre humanos está ocorrendo entre pessoas em contato físico com casos sintomáticos.
O Instituto Butantan destaca que os sintomas são muito semelhantes aos observados em pacientes com varíola, embora seja clinicamente menos grave.
Logo, os primeiros sinais são febre, dores na cabeça e no corpo e aumento dos linfonodos (conhecidos também como ínguas), calafrios e exaustão. O período de incubação é, geralmente, de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias, segundo OMS.
LEIA TAMB??M – Varíola dos macacos: o que é a transmissão comunitária e como se prevenir
???Basta um contato próximo com quem tem lesões na pele contendo o vírus ou secreções da pessoa infectada para se infectar. O vírus é bastante resistente, principalmente à dessecação [secura extrema]???, explica a diretora do laboratório de virologia do Butantan, Viviane Botosso.
Ainda conforme a OMS, existem duas linhagens do vírus, com diferentes níveis de gravidade: as infecções humanas com a da África Ocidental parecem causar doenças menos graves em comparação à da Bacia do Congo.
SAIBA MAIS – Varíola dos macacos: sintomas e prevenção
Comentários Facebook