Motim em prisão no Equador deixa 13 mortos e ao menos 2 feridos, diz governo

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Treze prisioneiros foram mortos e ao menos dois ficaram feridos na prisão Bellavista, na cidade equatoriana de Santo Domingo, nesta segunda-feira (18), disse a agência penitenciária do Equador, no mais recente incidente de violência carcerária no país.

O número de vítimas da rebelião, contudo, pode ser maior -uma contagem final ainda será realizada pelo gabinete do procurador-geral.

Em maio, nesta mesma prisão, localizada cerca de 80 quilômetros a oeste de Quito, a violência deixou como saldo 44 mortos e onze feridos, sendo dois venezuelanos e um policial. Na ocasião, 220 presos escaparam, mas quase todos já foram recapturados.

A polícia e as Forças Armadas estão retomando o controle da instituição, afirmou a agência penitenciária SNAI em seu perfil no Twitter, depois de classificar o incidente como “disputa”.

O governo do presidente Guillermo Lasso atribui a violência carcerária às brigas entre gangues pelo controle do território e pelas rotas do narcotráfico. O Equador enfrenta uma onda de violência que deixa corpos decapitados pendurados em pontes, ao estilo dos cartéis mexicanos, depois de passar muitos anos relativamente a salvo da violência de seus vizinhos Colômbia e Peru, os dois maiores produtores de cocaína do mundo.

Em 2020, o Equador apreendeu 6,5% da cocaína capturada no mundo, ficando atrás da Colômbia (41%), e Estados Unidos (11%), e acima do Brasil (6,4%) e Bélgica (4,9%). No ano passado, o país apreendeu um recorde de 210 toneladas de drogas, principalmente cocaína.

Neste cenário, a taxa de homicídios explodiu -em 2021, foram 14 assassinatos por 100 mil habitantes, quase o dobro do ano anterior. A população do Equador é de 17,6 milhões de pessoas.

Cerca de 33.900 pessoas estão detidas nas prisões do Equador, 12,5% acima da capacidade máxima, segundo dados oficiais. Desde fevereiro de 2021, houve uma dúzia de massacres nas penitenciárias, com cerca de 400 presos mortos.

Segundo a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, o sistema penitenciário do Equador é prejudicado pelo abandono do Estado e pela ausência de uma política abrangente, além de condições precárias para os detentos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Cadela resgatada após ficar presa dentro da parede de casa por 2h; veja

Uma cadela curiosa tentou entrar por uma pequena abertura de acesso à canalização da casa de sua família em Garden Grove, na Califórnia, Estados Unidos, e acabou precisando ser resgatada de dentro de uma parede. Segundo o Corpo de Bombeiros de Orange County, que divulgou o incidente na rede social Facebook, a cadela chamada Faye

Repórter se surpreende ao descobrir parentesco inesperado em entrevista

Imagine estar fazendo seu trabalho diário, apenas entrevistando pessoas aleatoriamente na rua, e de repente se deparar com uma revelação surpreendente sobre sua própria família. Foi exatamente isso que aconteceu com Andrea Ruiz, repórter do programa KLK, do canal Marbella Radiotelevision, em um episódio que poderia muito bem fazer parte do famoso programa 'Ponto de

Texas concede perdão a homem que matou manifestante antirracista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, concedeu perdão nesta quinta-feira (16) ao militar e motorista de aplicativo Daniel Perry, que havia sido condenado a 25 anos de prisão pela morte de um homem durante uma manifestação em 2020 organizada pelo movimento Black Lives Matter. Perry foi condenado no