Partos são suspensos na Santa Casa de Arcos por falta de pediatra

Publicado:

A realização de partos na maternidade da Santa Casa de Arcos, no Centro-Oeste de Minas, está sob interdição cautelar. A medida, confirmada nesta quarta-feira (13/7), foi adotada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) devido à ausência de pediatras.
 
A decisão foi tomada após a direção da própria Santa Casa comunicar, no dia 09 de julho, a Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div) que estava sem profissional para plantões de 24 horas/dia.
???Diante disso, foi estabelecida a interdição cautelar (de forma a proteger e prevenir) todos os partos realizados no estabelecimento???, informou a SES.
As gestantes deverão ser direcionadas para hospitais de outros municípios que realizam o procedimento. A transferência fica sob responsabilidade da Santa Casa a partir da regulação do estado. A medida não se aplica a partos de urgência e emergência.
Em casos que a parturiente chegue em trabalho de parto e não seja possível a remoção para uma outra porta que realize o procedimento, a Santa Casa de Arcos deverá providenciar uma equipe multiprofissional composta por obstetra e pediatra. 
A interdição é provisória e depende da formação de equipe plantonista. ???A qualquer momento em que o hospital informar ao Estado que a equipe médica pediátrica 24 horas foi novamente formada com escala de plantão, contrato, é desinterditado imediatamente e o estabelecimento volta a realizar o procedimento obstétrico???, explicou a SES.
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Arcos disse que, ao tomar conhecimento da situação, propôs à Santa Casa um reajuste de 50% no sobreaviso da pediatria.
“A diretoria da Santa Casa está analisando a proposta e a secretaria aguarda a resposta”, informou. Com a medida, seria possível ampliar o valor pago aos médicos.
 
A reportagem tentou contato com a direção da Santa Casa de Arcos, porém os responsáveis não estavam.
*Amanda Quintiliano especial para o EM
 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia