Senado aprova regras que podem dispensar perícia médica do INSS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Senado aprovou a Medida Provisória (MP) 1.113/2022, que muda o modelo de análise de pedidos de benefícios ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com o texto aprovado nesta quarta-feira (3), fica dispensada a passagem por exame da perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença). O texto segue para sanção presidencial.

Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame. A pasta definirá quando a concessão do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. Esse modelo foi usado nos anos de 2020 e 2021 devido às restrições causadas pela pandemia de covid-19.

Segundo o governo federal, o objetivo da MP é reduzir o prazo de espera do agendamento do Serviço de Perícia Médica Federal, que atualmente leva em média 60 dias e conta com 738 mil pedidos pendentes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Novo Nordisk pede aprovação da Anvisa para vender Wegovy em comprimido

A farmacêutica Novo Nordisk protocolou em 30 de janeiro junto à Anvisa o pedido para autorizar a venda no Brasil da versão em...

Duda Sanches reafirma pré-candidatura como deputado federal e critica Ditinho Lemos: “Não esperou nem o corpo de meu pai esfriar”

O vereador de Salvador, Duda Sanches (União), confirmou a pré-candidatura a deputado federal e falou sobre o tema em entrevista à Andaiá FM...

“Não estou bem”, desabafa atriz de Verdades Secretas 2 após assalto

Gabrielle Gambine, atriz de Verdades Secretas 2, foi vítima de assalto com agressão no Rio de Janeiro. A artista abriu as redes sociais...