Caetano sonha em voltar a morar na Bahia e cantar no Teatro Vila Velha

Publicado:

Com 80 anos completados neste domingo (7), o cantor e compositor baiano Caetano Veloso falou sobre o futuro. O sonho, agora, é voltar a morar na Bahia e cantar no Teatro Vila Velha, onde participou do show ???Nós, por exemplo???, ao lado de Gal Costa, Gilberto Gil, Bethânia e Tom Zé, na inauguração do espaço, nos anos 1960. A afirmação foi dada à cantora Iza, em entrevista antes de o especial de aniversário ir ao ar pelo Globoplay, transmitido ao vivo, direto do Teatro das Artes, no Rio de Janeiro. “Quem quiser me ouvir cantar vai ter que ir à Bahia”, disse ele.

Na capital baiana, os 80 anos de Caetano não poderiam passar em branco em um dos bairros de maior expressão artística de Salvador. O Santo Antônio Além do Carmo foi envolto de canções, discursos e criações gastronômicas que buscaram homenagear o cantor. O movimento ???Vamos Comer Caetano??? começou às 10h já com abertura de estabelecimentos que nomearam pratos típicos da casa com obras musicais do aniversariante. Parte do valor arrecadado foi doado à TV Pelourinho, portal cultural idealizado pela ONG Ação Pela Cidadania. 

O Nanotrio, movimento coletivo que circula pela cidade com música mecânica, se juntou à manifestação às 16h, com repertório exclusivo em homenagem a Caetano. O cantor e compositor Jonga Lima interpretou sucessos como ???Os Mais Doces Bárbaros???, ???Milagre do Povo e ???Língua???. 

A proprietária do botequim Café e Cana, Débora Arnoso, conta que a clientela ???explodiu??? desde a postagem de divulgação que o estabelecimento fez na última sexta-feira (5). A casa fez adaptação de pratos que já existiam, enquanto o Bobó de Maturi passou a se chamar ???Transa???, o Drink Matalambô foi ???O Leãozinho???.

???Foi superpositivo. Quando a gente fez a postagem, no Instagram, já percebeu uma grande repercussão nas mídias sociais. Desde que abriu a casa […] a gente já está vendo movimentação no bairro desde cedo. [Tem] muita gente procurando a casa para poder almoçar os pratos e drinks que a gente sugeriu???, comemora. 

Carllan Miguel, proprietário do bar R’Canto do Pascoal também aderiu ao movimento. ???Aceitamos na mesma hora. Até fiquei surpreso. Em uma semana ela [Janete Catarino, organizadora do evento] conseguiu reunir vários bares e restaurantes em prol de uma pessoa maravilhosa, o Caetano???, afirma. 

O casal Luiz Flávio Ribeiro, 63, engenheiro e Christiane Glasner, 58, psicóloga, foram até o local para ouvir as canções, celebrar a vida e ???comer Caetano???. Ambos são de fora da Bahia e contam que se apaixonaram pelo que o estado tem a oferecer. Junto, veio a paixão pelo artista.

???A gente chegou e perguntou qual era o prato da campanha, eles falaram que era o arrumadinho e nós pedimos???, narra  Christiane. ???Caetano é um mundo, é de todos, atravessa cada história particular de forma específica. Me formei em psicologia na Ufba [Universidade Federal da Bahia] ouvindo ???Gente???, foi a música de entrada da turma??????, relembra. 

A idealizadora do evento e produtora cultural Janete Catarino ressalta que a ideia surgiu pela campanha que Caetano já está fazendo pela TV Pelourinho. O objetivo, além da comemoração, foi impulsionar as doações e “Caetanear”.

???Caetanear é viajar nas músicas de Caetano, curtir a música levemente, ser resistente, ser proativo, ser altruísta???, descreve. 

Já o idealizador e DJ do Nanotrio, Messias Figueiredo, destaca a parte final da comemoração. a transmissão do Especial ‘Caetano Veloso 80 anos’, em live às 20h30 com os filhos Moreno, Zeca e Tom, além da irmã Maria Bethânia. O aniversariante canta seus maiores sucessos, a exemplo de  “O sopro do fole”, “Irene” e “Milagres do povo”.

*Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-auditor da ‘máfia do ISS’ preso em Mucuri após fingir a própria morte é transferido para conjunto penal

Arnaldo Augusto, ex-auditor fiscal envolvido em esquema fraudulento, foi localizado na cidade de Mucuri, na Bahia, no dia 15 de outubro. Ele estava...

Advogada de Dado Dolabella nega ter coagido suposta vítima de agressão e desiste de representá-lo em caso

Fernanda Tripode, a advogada de Dado Dolabella, refutou as acusações de que teria coagido Marcela Tomaszewski a não registrar uma queixa contra o...

STJ nega acesso de desembargadora a processo sigiloso de inclusão em programa de proteção a testemunhas

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a decisão que rejeitou o pedido de acesso ao processo referente à inclusão de Carla Roberta...