‘Caixaça Econômica’: bar capixaba viraliza, mas banco quer que o nome mude

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Adilson Ramos, de 28 anos, resolveu transformar sua loja de utensílios domésticos, localizada no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica (ES), em um bar. Para atrair consumidores, o empresário capixaba teve uma ideia inusitada, que está fazendo sucesso nas redes sociais: ele batizou o novo empreendimento de ???Caixaça Econômica???. A Caixa Econômica Federal, porém, não gostou da ideia.
 
Adilson contou que a ideia foi dele e de sua mulher, sócia do negócio. ???A gente queria dar um nome e fomos pensando juntos. Daí nasceu esse. Fizemos a arte e ficou muito bom! Não imaginava que iria repercutir do jeito que foi???, disse, em entrevista ao UOL.
 
O bar começou a funcionar em julho, e em poucas semanas, viralizou. Um usuário do TikTok fez um vídeo na frente do estabelecimento, em 23 de julho, e desde então o nome está circulando nas telas de celular de todo o país.
 
“Meus irmãos, eu perguntei: ‘Luquinha, eu preciso depositar um dinheiro para um rapaz. Fazer um depósito. Onde é que tem um banco aqui?’ E ele falou: ‘Tem um banco ali’ [aponta para o estabelecimento]. Aí eu vim aqui e olha o nome… Prestei atenção e o nome é Caixaça Econômica”, se diverte o homem, identificado como Werbeth Luis. O vídeo já acumula mais de 2 milhões de visualizações.
 
“Ele é do Rio de Janeiro e fez o primeiro vídeo. Em um dia, teve um milhão de visualizações. E aí a visibilidade começou. Foi tudo muito rápido. Eu coloquei a placa, passou uns cinco dias ele gravou o vídeo e logo em seguida estourou???, comenta o empresário capixaba. 

Nem todo mundo gostou

A fama foi tanta que chegou até a Caixa Econômica Federal, e agentes do banco bateram na porta do estabelecimento.
 
“A Caixa informa que já encaminhou notificação para a retirada imediata das marcas do banco de qualquer anúncio publicitário, ação promocional, fachada ou referência visual na internet. A Caixa é a titular exclusiva dos direitos de utilização das marcas institucionais e de produtos e serviços, sob o amparo da Lei n° 9279/96, Art.129 e Art.130. O banco esclarece que a utilização indevida de marcas constitui crime contra a propriedade intelectual, tipificado na referida lei ainda pelo art.189, inciso I, cuja pena prevista é de 3 meses a 1 ano de detenção, ou multa”, esclareceu o banco.

???X??? vai virar ???CH???

Após a notificação, o empresário decidiu mudar o nome, mas sem perder a fonética. “Eles pediram para tirar – e é o que a gente está fazendo. Vamos tirar o ‘X’, com a identidade deles, e colocar com ‘CH’, todo branco”, explica Ramos.
 
Mesmo viralizando, as vendas do estabelecimento não aumentaram, comentou. “O que aconteceu é muita selfie, muita gente tirando foto. A exposição foi grande, mas o público ainda é pequeno”, diz ele.
 
Ramos, porém, bolou uma estratégia para aproximar as pessoas que gostaram do nome, mas moram em outras cidades. Ele vai começar a produzir a ???Cachaça Econômica???, para vender na internet.
 
“Eu desenvolvi uma cachaça com o nome. ?? de raízes e tem várias opções. ?? uma cachaça que eu já vendia em outro ponto, mas não tinha um nome. A ideia é vender pela internet. As pessoas querem tirar uma foto. Com a cachaça, elas podem fazer parte dessa história”, afirma.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SP aciona plano de contingência após superlotação de foliões na Consolação

No centro de São Paulo, blocos de pré-carnaval atraíram milhares de foliões à Rua da Consolação. A prefeitura acionou o plano de contingência...

Polícia investiga morte de mulher após aula de natação em academia de SP

A Polícia Civil de São Paulo abriu inquérito para apurar a morte de uma mulher de 27 anos ocorrida após uma aula de...

Defesa Civil de SP mobiliza gabinete de crise após tempestades no estado

Chuvas intensas em SP: Defesa Civil monitora crise e São Carlos registra recorde de 137 mm em 24h A Defesa Civil do Estado de...