Bolsonaro rebate Lula e volta a prometer auxílio de R$ 600 em 2023

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A continuidade do Auxílio Brasil de R$ 600 mensais voltou a ser tema de embate entre os líderes das pesquisas presidenciais neste sábado (13/8). Durante entrevista em um podcast, Jair Bolsonaro (PL) reafirmou que o valor será mantido em 2023 caso ele seja reeleito ao Planalto. A fala aconteceu pouco tempo após Lula (PT) se manifestar considerando o aumento das cifras do programa de transferência de renda uma medida eleitoreira com prazo definido até dezembro deste ano.
Em participação no programa Cara a Tapa, no YouTube, Bolsonaro rebateu as falas de Lula durante uma live, também neste sábado, organizada pelo deputado federal André Janones (Avante-MG). Na ocasião, o petista afirmou que o atual presidente só garantiu o auxílio com valor aumentado até dezembro e que a medida não seguirá no ano que vem, porque se trata de uma medida eleitoral.
????? mentira (o fim do auxílio com valor mais alto). Olha só, prezado Lula, vamos partir do princípio que é verdade a informação. Quanto era o Bolsa Família no governo Lula? Agora está 3 vezes maior do que no tempo dele???, disse o candidato do PL.
O Auxílio Brasil foi o programa de transferência de renda criado durante o governo Bolsonaro para substituir o Bolsa Família, iniciado durante o mandato de Lula na presidência. 
O valor inicial pago a famílias em condições de extrema-pobreza era de R$ 400, mas foi aumentado em 50% a pouco mais de três meses das eleições através da aprovação da “PEC das Bondades”. A proposta, que inclui outros auxílios, também foi apelidada de ???PEC Kamikaze??? por permitir ampliação de gastos com benefícios sociais próximo do período eleitoral e provocar discussões sobre responsabilidade fiscal.
No podcast, Bolsonaro citou uma conversa com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para sustentar a promessa de manutenção do auxílio em 2023. O presidente também trouxe a negociação à tona durante evento de lançamento de sua candidatura.
???Foi aprovado mais R$ 200 até dezembro. O que já conversei com o Paulo Guedes? Não falo nada sem conversar com ele: ???PG, dá para manter esses R$ 200 a mais no ano que vem????. Ele falou: ???dá, se fizer isso, isso e isso???. Então, vai ser mantido os R$ 600 de auxílio emergencial no ano que vem???, disse.
O aumento do Auxílio Brasil foi aprovado com folgas no Congresso Nacional, com a anuência de parlamentares de oposição ao governo, incluindo senadores e deputados petistas. Ao longo da campanha pela presidência, Lula tem batido na tecla de que os benefícios concedidos pela proposta estão previstos apenas até dezembro.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Ivoneide Caetano exalta festejos juninos em Camaçari: “Um sucesso total”

Ivoneide Caetano destacou o Camaforró 2026 em Camaçari, Bahia, como uma edição de grande sucesso, reunindo quatro dias de festa com uma programação...

Ex-deputada passa mal e morre após refeição. Infecção por Salmonella é investigada

Ex-deputada Grazielle Machado, filha de Londres Machado, morreu na madrugada desta quarta-feira (24/6), aos 45 anos, em Campo Grande (MS). Ela estava internada...

Celina diz que veto não impede nomeações e prevê contratações após agosto

A governadora Celina Leão (PP) afirmou que o GDF deverá, a partir de agosto de 2026, retornar ao patamar das regras fiscais, o...